Uma forte ressaca no mar de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, provocou novos prejuízos no município nesta sexta-feira (2). O avanço do mar sobre a orla causou estrados e a Prefeitura de Itapoá estuda a possibilidade de decretar situação de emergência.
Continua depois da publicidade
Segundo um levantamento prévio do poder público municipal, a parte final da rua 640, no Balneário Brasília, foi uma das áreas mais destruídas pela força da água. Nessa localidade a estrutura de uma casa de madeira caiu parcialmente e houve desmoronamento do solo, rompendo, inclusive, canos de distribuição de água tratada.
No local rampas de acesso também ficaram destruídas, assim como barreiras de contenção. Apesar dos estragos, a Prefeitura não tem registro, até o momento, de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
A Defesa Civil do Município monitora as condições da orla e espera o fim da ressaca para avaliar os prejuízos., no entanto, considera que muitos trechos de praias estão preservados devido a um trabalho de contenção feito com pedras e eucaliptos.
Fenômeno recorrente
Em histórico recente, a Prefeitura de Itapoá já precisou decretar situação de emergência por causa da ressaca no mar. Em setembro do ano passado, por exemplo, uma sequência de ressacas destruiu parte da orla de Itapoá e os governos estadual e federal liberaram cerca de R$ 2,1 milhão para reforma do percurso atingido.
Continua depois da publicidade