Estudos já provaram que a obesidade desencadeia vários fatores de risco que, juntos, podem causar a disfunção erétil – doença que atinge boa parte da população masculina, principalmente em idades mais avançadas. Mas uma pesquisa conduzida pelo farmacêutico Fábio Henrique da Silva, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), trouxe à tona outro dado importante: a resistência à insulina associada à obesidade pode provocar impotência sexual.
Continua depois da publicidade
O estudo, feito com camundongos obesos, tratados com dieta hiperlipídica durante 10 semanas, revelou ainda que o tratamento com a substância metformina restaura a sensibilidade à insulina nestes animais e, consequentemente, as alterações na função.
Silva explica que a obesidade é considerada um importante fator de risco para o surgimento não só de resistência à insulina, como também de dislipidemia ou aumento de colesterol, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e hipogonadismo (redução dos níveis testosterona). Todos esses fatores podem atuar de maneira simultânea nas alterações da função erétil.
Em geral, a impotência sexual de ordem física tem como causa a baixa produção do hormônio testosterona. Pode ocorrer também em função de doenças como diabetes e alcoolismo, além de ser provocada pela ingestão de determinados medicamentos. No caso da resistência à insulina associada à obesidade, fator até então desconhecido, a hipótese do farmacêutico é que o quadro pode prejudicar a função erétil por reduzir a biodisponibilidade de óxido nítrico. Esse é o principal neurotransmissor de um sistema de sinalização intracelular, que atua promovendo relaxamento da musculatura lisa do corpo cavernoso e, consequentemente, a ereção peniana.
– O mais incrível foi que o tratamento com o sensibilizador de insulina, metformina, restaurou a função nos camundongos. Como o peso deles se manteve o mesmo durante todo o estudo, podemos sugerir que a resistência à insulina é importante para o desenvolvimento da disfunção erétil, e não apenas o estado de obesidade sozinho – acrescenta.
Continua depois da publicidade