Pacientes que foram nesta terça e quarta-feira pela manhã ao Centro de Saúde do Campeche, em Florianópolis, encontraram um cartaz indicando que serviços como curativos e pequenas cirurgias estavam cancelados temporariamente. A coleta dos resíduos de saúde não estava sendo realizada e o lixo acumulou, trazendo riscos para quem trabalha no local. A Comcap afirmou que até a tarde desta quarta o material seria recolhido tanto na unidade do Sul da Ilha, como no bairro Trindade, onde há lixo contaminado em excesso também.

Continua depois da publicidade

Segundo a equipe do Campeche, todos os serviços que geram muito lixo foram paralisados no centrinho. Somente atendimentos odontológicos de urgência estão sendo realizados. Os pacientes também ganham o material para fazer o curativo em casa, mas o serviço não está sendo prestado no posto, para não acumular ainda mais resíduo. Preventivos e pequenas cirurgias, como extração de unha encravada, por exemplo, também deixaram de ser realizados. Segundo funcionários, os resíduos de saúde (como algodão, ataduras, gaze) se acumulam por cerca de dois meses no centro de saúde até serem recolhidos.

O recolhimento deste material está sendo realizado provisoriamente pela Comcap. De acordo com o presidente da companhia, Carlos Alberto Martins, o contrato com a empresa que realizava este serviço encerrou no ano passado e um novo processo licitatório está sendo finalizado.

— Hoje a Comcap só recolhe o material nos centros de saúde municipais e leva para a central no Itacorubi. A empresa antiga continua prestando o serviço para destinação correta dos resíduos. Eles buscam e fazem a descontaminação. Mas há uma dívida grande do ano passado, e às vezes o serviço não é realizado e o lixo acumula — explicou o presidente.

Continua depois da publicidade

A dívida com a empresa Proactiva é de R$ 16 milhões, somente pelos serviços prestados em 2016. De acordo com Carlão, as unidades municipais produzem 48 toneladas de resíduos de saúde por ano.

— Nós (prefeitura) estamos negociando o pagamento da dívida, mas ainda não chegamos a um acordo. Com a nova licitação, o serviço voltará 100% de sua normalidade — avisou o presidente da Comcap.

Leia todas as últimas informações sobre a Grande Florianópolis