Residências conectadas e monitoramento via dispositivos móveis à distância já são uma realidade para quem procura mais tranquilidade, praticidade e segurança. São itens que vão mudar seu dia a dia e que muito em breve podem estar no seu lar.
Continua depois da publicidade
Nem é preciso ir muito longe para encontrar a maior parte destas novidades. O mercado de segurança no Brasil está em expansão, com muitos equipamentos já em aplicação e lançamentos vindo aí. Segundo a Pesquisa Nacional de Segurança Eletrônica, 95% da indústria pretende lançar novos produtos em 2019.
Além disso, empresas como a Khronos oferecem soluções como essas aqui mesmo em Santa Catarina.
Quer saber quais são as tecnologias que deixarão sua casa mais segura? Confira a seguir!
Chaves do futuro
Se você já perdeu as chaves de casa e ficou sem poder entrar, sabe como isso é inconveniente. Mas não precisa mais se preocupar com esse tipo de situação.
Continua depois da publicidade
Hoje, existe toda uma nova geração de tecnologias de acesso. Elas variam desde senhas, passando por tags e chaveiros de proximidade, chegando às soluções mais modernas como identificação biométrica e a fechadura digital com Bluetooth. Em comum, trazem as vantagens de garantir maior segurança sobre quem entra e sai, e permitem até liberação remota de entrada.
No caso específico da fechadura com Bluetooth, você ainda conta com outros benefícios: abertura por proximidade do celular, sem necessidade de tirar nada dos bolsos ou da bolsa, e acesso a relatórios de entradas e saídas. Pelo aplicativo ainda é possível destravar a porta sem sair do sofá ou liberar uma senha exclusiva de acesso, se estiver viajando ou trabalhando e alguém precisar acessar a residência.
Se houver tentativa de invasão, muitas fechaduras tecnológicas também avisam automaticamente o proprietário via aplicativo.
Controle remoto da iluminação
Novas integrações entre as funções da casa e aparelhos móveis permitem muito mais comodidade e proteção para os moradores. Caso você esteja viajando, pode simular movimentação no interior do lar ligando as luzes em momentos estratégicos, como à noite, por meio de um aplicativo de smartphone.
Continua depois da publicidade
Para pessoas com dificuldade de locomoção, essa também é uma solução muito prática. Com ela dá para controlar a iluminação do ambiente sem precisar levantar para alcançar o interruptor.
Sensores de queda
Ainda para pessoas que precisam de atenção extra, como idosos, portadores de necessidades especiais e convalescentes, outra tecnologia vem tranquilizar a família. Os sensores de queda funcionam como um aviso imediato de acidentes, emitindo um alerta diretamente para familiares ou serviços de pronto-socorro.
São pequenos dispositivos em forma de colares, pulseiras ou prendedores no cinto que medem, entre outros fatores, a velocidade do movimento, a postura do corpo e a posição em relação ao solo. Quando há sinal de queda, o alerta é emitido, ou a própria pessoa pode apertar um botão de emergência caso sinta um perigo iminente.
Ativação por voz
Parece cena de filme controlar diversas funções do lar por comando de voz, mas essa é outra realidade possível com o avanço da tecnologia. Existem cada vez mais dispositivos inteligentes sendo lançados no mercado e assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistente já são parte de muitas famílias.
Continua depois da publicidade
Por meio da voz é possível gerir equipamentos de segurança, controlar a temperatura de ambientes, ligar e desligar aparelhos integrados à internet das coisas e muito mais. Isso representa uma economia de tempo em muitas tarefas cotidianas e uma grande comodidade no lar.
Detector de fumaça inteligente
Um detector de fumaça é um item de segurança que toda residência deve ter. No entanto, um detector apenas detecta, ou seja, alguma ação de combate ao fogo ainda precisa ser tomada. Se você estiver longe e ninguém ouvir o alerta, de nada adiantará o aparelho e o estrago poderá ser grande.
Isso não é mais problema com os novos detectores de fumaça inteligentes. Ao primeiro sinal de perigo, o morador recebe um aviso no aplicativo de celular. Assim, ele pode imediatamente chamar os bombeiros e, se tiver acesso a um sistema de monitoramento por câmeras Wi-Fi como o da Khronos, pode acompanhar a situação em tempo real.
Monitoramento por câmeras à distância
Já passou o tempo em que alarmes e câmeras de vigilância só podiam ser controlados dentro de casa. Hoje, onde quer que você esteja, no trabalho ou em férias do outro lado do mundo, pode saber exatamente o que acontece no seu lar a qualquer momento.
Continua depois da publicidade
O serviço de monitoramento por câmeras de segurança é acessível ao vivo pelo celular. Você pode controlar na palma da mão toda a movimentação em casa. Isso é especialmente vantajoso para quem se ausenta com frequência, quem tem crianças ou mesmo adultos que requeiram atenção constante e também ao receber visitas.
Khronos ao Vivo
Se poder ver o que acontece em casa na sua ausência já lhe traz mais segurança, imagine saber a movimentação do bairro.
O serviço Khronos ao Vivo é uma solução pioneira em Santa Catarina para criar redes de proteção e vigilância entre vizinhos. Por meio da conexão entre câmeras externas de residências próximas, os moradores de uma determinada região podem acompanhar a movimentação na rua a qualquer momento do dia.
Isso permite gerar avisos em caso da presença de pessoas suspeitas pela região e verificar a segurança da rua antes mesmo de sair de casa. As imagens ficam armazenadas na nuvem e podem inclusive ser compartilhadas com a polícia, se necessário.
Continua depois da publicidade
Conheça mais soluções
A Khronos atua há 33 anos no mercado de segurança, trazendo soluções modernas e eficientes para mais de 30 mil clientes. Acesse o site e confira os serviços e produtos à sua disposição para dar um upgrade na proteção do seu lar.
Conteúdo patrocinado por Khronos e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content.