Isolados porém confortáveis. Os 115 cardeais que participam do conclave ficarão hospedados em uma moderna residência, feita para estimular a reflexão dos religiosos.

Continua depois da publicidade

A instalação foi um presente do Papa João Paulo II ao Colégio Cardinalício em 2005.

Um busto de bronze do Papa polonês, que participou de dois conclaves em 1978, fica na entrada do luminoso edifício de cinco andares, situado perto da sala Paulo VI, onde são realizadas as audiências públicas do pontífice durante os meses de inverno. No total, são 106 estúdios, 22 quartos simples e um apartamento, todos eles com banheiro no interior.

O chamado hotel dos cardeais ainda tem uma pequena capela, um refeitório com mesas redondas dispostas sobre um chão de mármore de cor clara.

Mesmo com muito conforto, o isolamento total dos cardeais é mantido. Como fazem o juramento de manter segredo sobre as votações, eles não terão à disposição comunicação com o mundo exterior. Todos os serviços de telefone ou de internet, assim como o acesso à imprensa e aos meios de comunicação, serão bloqueados. Os religiosos, no entanto, podem conversar nas salas comuns e passear dentro da residência.

Continua depois da publicidade

Acompanhe a cobertura do enviado do Grupo RBS ao Vaticano

Em site especial, leia todas as notícias sobre a Sucessão na Igreja

Mosaíco: quem são os 115 cardeais responsáveis pela eleição do novo papa

Infográfico: entenda como funciona o conclave no Vaticano