Um trabalho de resgate de peixes no Rio Uruguai vem sendo realizado desde o início do mês na barragem de Foz do Chapecó, entre Águas de Chapecó e Alpestre-RS. De acordo como a Foz do Chapecó Energia S. A., já foram resgatados cerca de 150 mil peixes. As principais espécies encontradas foram lambaris, mandis, mandis-beiçudos e vogas.
Continua depois da publicidade
Cerca de 20 pessoas trabalham na operação, numa área de 2,5 hectares, próximo ao vertedouro da barragem. Os peixes estão sendo retirados do local onde foi feita uma ensecadeira e depois são jogados de volta ao leito do rio.
O Ibama confirmou que a empresa tem a licença para o trabalho e acompanha o resgate. O trabalho está demorando mais por causa da chuva mas deve encerrar na próxima semana.
A área do vertedouro precisa ser secada para a retirada do restante de um muro que existia desde a construção da barragem. Esse muro também serviu para obras de desvio do leito do rio durante a construção da usina. Ele não tinha função estrutural. Mas uma consultoria contratada pela Foz do Chapecó após as cheias de 2014 e 2017, recomendaram sua retirada. A parte que ficava fora da água já foi retirada, restando o que estava submerso.
A Foz do Chapecó disse que a obra não oferece risco à segurança da população. Também foi construído um canal para manter a vazão sanitária do rio, que é de, no mínimo, 75 metros por segundo.
Continua depois da publicidade