A Polícia Militar Ambiental desmantelou um canil clandestino com aproximadamente 50 cães, entre filhotes e adultos, em uma propriedade rural de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. A operação de resgate dos animais ocorreu na manhã desta terça-feira (20) depois de uma denúncia feita por um grupo de protetores de animais atuante na cidade.

Continua depois da publicidade

Os animais foram localizados em uma área de difícil acesso e em situação vulnerável. Tanto os filhotes quanto os adultos estavam em baias em situação delicada, muitos deles doentes, machucados e sem água ou alimentação. Um deles, um filhote, estava morto.

Veterinários presentes na ação comprovaram os maus-tratos, que serão destinados aos cuidados da Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra).

A suspeita da polícia é de que os bichos eram usados para reprodução e tinham seus filhotes comercializados em outras regiões do Brasil, em especial, o Estado de São Paulo. Foram capturados cachorros de sete raças no local como pug, buldogue francês, York, pequinês e chihuahua – cães que chegam a custar no mercado até R$ 5 mil.

Apesar de a reprodução para o comércio de animais ser permitida, nas condições em que ocorria na propriedade, os proprietários poderão ter que responder por crime ambiental. Eles não estavam na casa no momento da apreensão, mas devem ser identificados e as medidas cabiveis serão tomadas, conforme o sargento Emerson Feitosa.

Continua depois da publicidade

— Os animais, principalmente os mais debilitados, estavam escondidos na última baia do canil em situação de maus-tratos. Tudo indica que a matriz reproduzia sem nenhum controle, sem acompanhamento de veterinário, sem alimentação adequada. Vamos buscar identificar e notificar os proprietários para lavrar o procedimento criminal e administrativo — afirma o policial.