Ainda não há data definida para a assinatura da ordem de serviço para a requalificação da rua Blumenau – rota entre a Zona Norte e o Centro de Joinville – que teve sua licitação concluída e homologada na semana passada. A obra contempla a próxima etapa de uma série de ações por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, que projeta melhorias para 55 quilômetros de ruas onde circulam ônibus do transporte coletivo no município.

Continua depois da publicidade

As obras na rua Blumenau devem ficar sob responsabilidade da empresa joinvilense Infrasul – Infraestrutura e Empreendimentos Ltda, escolhida por meio de licitação. O início dos trabalhos, porém, depende que a Prefeitura de Joinville estabeleça a data para selar o contrato. O valor do investimento é de R$ 4,19 milhões.

Primeira fase da obra do PAC Mobilidade na rua São Paulo deve ser entregue em agosto

Principais ruas do bairro Boa Vista devem ganhar corredores exclusivos de ônibus

O total orçado para este lote corresponde a cerca de 4% do pacote de R$ 105 milhões assinado entre o Município e o Governo Federal em 2015, dentro do PAC Mobilidade, para intervenções urbanas. O programa existe desde 2012 e visa melhorar o trânsito nas cidades com população entre 250 mil e 700 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

De acordo o Poder Executivo, a expectativa é de que as obras na rua Blumenau comecem ainda no segundo semestre deste ano, contemplando um trecho de 3,2 km entre o Terminal Norte e a rua Nove de Março. No percurso atendido pela licitação, o governo municipal vai priorizar o transporte coletivo por meio de melhorias no corredor exclusivo de ônibus.

Obstáculos no orçamento

Segundo Danilo Conti, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), as obras de requalificação do Eixo-Blumenau vão considerar uma faixa dedicada ao transporte coletivo com pavimentação flexível em asfalto no geral e pavimentação rígida, em concreto, nos pontos de parada. Além disso, devem ser instalados novos abrigos de passageiros e implantação de nova sinalização viária.

— Desde que o PAC Mobilidade foi firmado, o tempo passou e os recursos disponíveis permaneceram inalterados. E na Blumenau, por exemplo, para viabilizar a obra não conseguimos fazê-la de “muro a muro” como era a intenção, ou seja, com uma requalificação das calçadas. Então, o nosso desafio é conseguir fazer projetos que caibam dentro do orçamento inicial para cada uma das ruas contempladas pelo programa — indica Conti.

É justamente por conta desse obstáculos que as demais obras previstas há quatro anos, dentre elas a revitalização de ao menos 20 ruas e a implantação de três pontes, estão tendo seus projetos revistos. Na avaliação do secretário, parte das obras pretendidas só poderão ser executadas caso o Município consiga obter outras formas de financiamento complementares.

Continua depois da publicidade

Novos abrigos de ônibus são projetados no PAC Mobilidade de Joinville
Imagem mostra os atuais pontos de ônibus da rua Blumenau (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Melhoria de vias e faixas exclusivas

Dentre as propostas originais inscritas no PAC Mobilidade estão aplicações envolvendo pavimentação em concreto, recapeamento, calçadas, implantação e requalificação de ciclovias, 91 novos pontos de ônibus, estações de integração intermodal e sinalização viária em diversas regiões.

No eixo Norte-Sul, são listadas ações como asfalto novo, revisão das redes de drenagem, corredores de ônibus exclusivos, ciclofaixas e novos abrigos. As qualificações abrangem além da rua Blumenau, as ruas João Colin, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Santa Catarina, São Paulo, Barra Velha e Guarujá.

Já nas zonas Sul, Centro e Leste alterações foram planejadas nas seguintes ruas: Monsenhor Gercino, Anitápolis, Fátima, Agulhas Negras, Florianópolis, Urussanga, Procópio Gomes, Plácido Olímpio de Oliveira (com ponte ligando à rua Aubé), Coronel Francisco Gomes (com ponte ligando à rua Nacar), Nacar, Graciosa, Guanabara, Anêmonas (com ponte ligando à rua Esteves Júnior), Aubé, Hermann August Lepper, Beira Rio, Albano Schmidt e Helmut Fallgatter.

Houve ainda a proposta de instalar 134 paraciclos, sendo uma estação de integração próxima à Univille, com bicicletários cobertos e monitorados nesta e nas demais estações. Até o momento foram criadas 34 vagas no paraciclo da Fundição Tupy e as demais estão em planejamento.

Continua depois da publicidade

Leia Mais:

PAC da Mobilidade planeja colocar corredor de ônibus em ruas de Joinville