Em uma disputa acirrada, o senador ultraconservador Ted Cruz venceu as primárias do Partido Republicano em Iowa, surpreendendo o milionário Donald Trump, à frente de todas as pesquisas de intenção de votos nos últimos meses — de acordo com projeções das principais emissoras de televisão americanas.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Hillary Clinton e Donald Trump buscam apoio nas primárias presidencias

Entenda como funciona o processo eleitoral dos Estados Unidos

Continua depois da publicidade

Veja as melhores frases da campanha presidencial dos EUA

As projeções convergem na US networks CNN, Fox News, MSNBC e ABC News e colocam Trump e Marco Rubio em uma apertada briga pelo segundo lugar. De acordo com os resultados após apuração de 99% dos votos, Cruz tem 27,6% dos votos (oito delegados), contra 24,3% de Donald Trump (sete delegados).

— Todo mundo me disse ‘Não vá para Iowa. Você não consegue terminar entre os dez primeiros'”, disse a seus simpatizantes. — “Eu disse ‘eu tenho de fazer isso'”, insistiu.

Já o senador Marco Rubio, com 23,1% (seis delegados) disputa o segundo lugar com Trump.

Este resultado coroa a ascensão de Ted Cruz nas enquetes desde o início de janeiro e representa um duro golpe para Trump. O polêmico magnata ainda exibe nas pesquisas uma vantagem de dois dígitos sobre seus adversários para a próxima primária, semana que vem, em New Hampshire.

Continua depois da publicidade

No lado democrata, depois de apurados 97% dos votos, os dois principais candidatos corriam cabeça a cabeça. A ex-secretária de Estado Hillary Clintonobteve 49,9%, à frente dos 49,6% do senador “socialista” Bernie Sanders. Cada um dos candidatos terá 21 delegados.

— Embora os resultados ainda não sejam conhecidos, esta noite parece que estamos em um empate virtual”, disse o senador de Vermont a seus correligionários, depois do encerramento das primárias em Iowa.

Na próxima semana, as primárias seguirão em New Hampshire, e sucessivamente nos demais estados até o mês de junho. Desde os anos 1970, Iowa mantém o privilégio de iniciar a votação das primárias, o que lhe permite exercer influência às disputas que seguirão nos demais estados.

Continua depois da publicidade

Pré-candidatos desistem da disputa eleitoral

O pré-candidato republicano Mike Huckabee desistiu nesta segunda-feira de continuar na briga pela indicação de seu partido para a eleição presidencial americana, após registrar pouco menos de 2% em Iowa.

Do lado democrata, o pré-candidato Martin O’Malley também deve jogar a toalha nesta segunda-feira, encerrando sua participação na disputa, após sua decepcionante performance nas primárias de Iowa, informaram fontes de sua campanha.

O que são os “caucuses” e qual a importância de Iowa

A escolha dos candidatos dos dois principais partidos na eleição americana começa com os tradicionais ¿caucuses¿ no Estado de Iowa. O ¿caucus¿ é uma convenção partidária em que os filiados discutem e escolhem os nomes em que os delegados daquela seção votarão.

Continua depois da publicidade

As regras de escolha variam de partido para partido. Entre os democratas, há uma confusão na sala, com o agrupamento e reagrupamento dos filiados em áreas pré-determinadas para cada candidato, uns tentando convencer os outros a mudar de lugar, até que só restem aqueles nomes com mais de 15% dos votos. Os republicanos adotarão este ano um sistema menos confuso, com urnas móveis e uma moderna tecnologia digital de apuração.

* Zero Hora, com agências