Não teve para ninguém. Na 21ª edição do Mundial Universitário de Handebol, disputada nas quadras do Sesi, em Blumenau, na última semana, quem ditou o ritmo foram os tchecos. As equipes feminina e masculina da República Tcheca conquistaram, com autoridade, as medalhas de ouro, sábado, na rodada que definiu a competição.
Continua depois da publicidade
Entre as meninas, as tchecas faturaram o título com 100% de aproveitamento. Na decisão europeia, diante da Romênia, as tchecas atropelaram, vencendo por 32 a 18.
Entre os homens, o ouro também veio fácil. Em outra final envolvendo equipes do Velho Mundo, os tchecos não tomaram conhecimento dos portugueses, e comemoraram o título com o placar marcando 34 a 24.
Aos donos da casa, coube o honroso terceiro lugar conquistado pela equipe masculina. Com a ajuda do itajaiense Lucas Leal, o time do Brasil ficou com a inédita medalha de bronze.
As meninas, que tiveram a atleta de Blumenau Carolina Ferreira Fajardo, bem que tentaram repetir o feito dos rapazes, mas terminaram com o quarto lugar. Mesmo sem a medalha, as brasileiras obtiveram o melhor resultado em um Mundial.
Continua depois da publicidade
O torneio foi disputado pela primeira vez fora da Europa e reuniu em Blumenau 16 equipes de 12 países. A próxima edição do Mundial está programada para 2014, mas ainda não tem sede definida.