O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Thiago Vieira, classificou como “reprovável” o ato de torcedores do Avaí que lançaram fogos de artifício na ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Em entrevista ao programa Direto da Redação, da CBN Diário nesta quarta-feira (2), garantiu que, além de verificar os prejuízos à estrutura, um levantamento deverá identificar pessoas que podem estar envolvidas no ato, feito sem autorização das autoridades responsáveis.
Continua depois da publicidade
O titular da pasta, ligada ao governo do Estado, alega que as pessoas precisam entender as questões de segurança que envolvem a ponte pênsil, que tem 94 anos e com a revitalização entregue no fim do ano passado.
> Plano prevê reversão de faixas para casos de interrupção das pontes de Florianópolis
– Às vezes, as pessoas não têm a percepção de que, dependendo do movimento, ela pode gerar risco à estrutura. Esse fator de segurança é primordial. Assim, nós reprovamos qualquer ato público que não tenha autorização de órgãos estaduais e municipais – declarou o secretário.
Vieira relatou que, pelo menos, dois atos de pichação já foram registrados na ponte Hercílio Luz. A “Velha Senhora” também sofreu com furtos de cabos de energia – um deles, ocorrido no último domingo, na parte continental. Boletins de ocorrências foram registrados junto à Polícia Civil para as devidas investigações, pelos danos ao patrimônio.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, a iluminação cênica está sendo colocada na estrutura. Houve um atraso na entrega das luminárias importadas da China por causa da pandemia, mas todas já chegaram. Segundo o secretário, o fim da instalação está marcado para outubro deste ano pelo novo cronograma, mas a obra poderá sofrer atraso por causa dos vandalismos.
A secretaria alega que solicitou à PM e à Guarda Municipal de Florianópolis para reforçar ações de prevenção e rondas no local. Com o anúncio de que a ponte Hercílio Luz terá liberação para veículos particulares a partir do próximo dia 14, a maior movimentação poderá ser um fator importante para reduzir as ações criminosas na região.
– A gente acredita que a liberação do transporte vai dar mais vida e movimento para a ponte Hercílio Luz, o que facilita a questão de segurança – declarou Vieira.
Ouça a entrevista completa para a CBN Diário:
> Florianópolis pede “três tainhas” de distância entre as pessoas contra o coronavírus
Continua depois da publicidade