Autoridades de Santa Catarina participaram da apresentação da nova etapa do "SC Ainda Melhor", com a discussão de uma agenda de desenvolvimento para o Estado. Em evento realizado pela NSC Comunicação em Brasília, na noite desta terça-feira (19), políticos e representantes de entidades trataram de cinco eixos considerados essenciais para o futuro catarinense.
Continua depois da publicidade
O projeto SC Ainda Melhor marcou a cobertura eleitoral de 2018 no Estado e foi elaborado com a participação de especialistas para identificar cinco eixos essenciais para o desenvolvimento de Santa Catarina. Primeiro, as discussões foram feitas entre profissionais da NSC com cinco professores e empresários especialistas em suas áreas de atuação. O segundo passo foi levar esses pontos a entidades de grande representação em Santa Catarina. Foram ouvidas 25 entidades do Estado entre federações, universidades, associações, conselhos, ONGs.
Foram mais de 50 sugestões das entidades que conheceram e opinaram sobre os cinco eixos. Cada uma das áreas prioritárias foi detalhada em um vídeo apresentado durante o evento em Brasília. Os eixos abordam o controle da dívida do Estado e a consequente ampliação de investimentos, políticas de segurança pública, a valorização da educação, o investimento em tecnologia e inteligência, além da eficiência na gestão em liderar o processo.
A importância da boa gestão pública cresce à medida em que o presidente Jair Bolsonaro já anunciou que entre seus projetos está a descentralização dos recursos, destinando repasses maiores aos Estados. Isso se soma à expectativa pela aprovação da reforma da Previdência ainda neste ano, que também deverá impulsionar investimentos.
Continua depois da publicidade
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, compareceu ao evento e falou sobre as demandas catarinenses:
— Santa Catarina tem alta qualidade de vida, mas sempre tem o que melhorar e se desenvolver. Essa é uma integração que envolve os três poderes. É necessário que tenhamos o diálogo entre os poderes e um pacto federativo em que os Estados sejam fortalecidos. Não há democracia sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre.
O compromisso de união foi assumido pelos representantes de SC. A atual coordenadora da bancada, deputada Camen Zanotto (PPS), disse que o evento foi um momento importante para alinhamento dos principais desafios do Estado, como infraestrutura, logística, saúde, educação e assistência social.
Continua depois da publicidade
— É a unidade de todos que faz a diferença – afirmou ela.
O futuro coordenador da bancada, deputado federal Rogério Peninha (MDB), afirma que a unidade é uma maneira de trabalhar em prol dos catarinenses.
O presidente do Grupo NC, Carlos Sanchez, destacou o papel social da comunicação para o debate sobre o crescimento do Estado. Em mensagem endereçada a senadores, deputados federais e representantes de entidades recebidos no encontro, pediu atuação de forma colaborativa em defesa das demandas dos catarinenses.
— Como maior veículo de comunicação do Estado, temos que provocar o debate, levar Santa Catarina à esfera nacional, para o lugar que ela merece, nem mais nem menos. E precisamos da união de todos para avançar — disse Sanchez.
Continua depois da publicidade
O presidente da NSC Comunicação, Mário Neves, aposta em um horizonte otimista e vê como condição para o Estado aumentar sua estatura no cenário nacional a forte atuação dos poderes em torno da agenda catarinense.
— Acreditamos que, para sermos bem sucedidos e ampliarmos o protagonismo do nosso Estado nos cinco eixos do SC Ainda Melhor, precisaremos de uma forte atuação das nossas bancadas no Congresso, com a União dos poderes, das autoridades e das instituições privadas — salientou Mário Neves.
*Por Mateus Ferraz
Leia também:
Confira o regulamento do projeto "SC Ainda Melhor – Valorização da Educação"
As sugestões de entidades de SC para as prioridades do próximo governo na segurança pública