O futuro do esporte de Santa Catarina tenta levar o nome do Estado para fora do país. Quarenta e cinco atletas catarinenses fazem parte da delegação brasileira que compete até 9 de dezembro nos Jogos Sul-Americanos Escolares, em Cochabamba, na Bolívia.

Continua depois da publicidade

No futsal e no vôlei, Santa Catarina tem equipes nos dois naipes. Os garotos do vôlei, representantes da Escola Erwin Prade, de Timbó, já estrearam com vitória por 3 sets a 0 sobre a equipe do Peru. Já no futsal, os jovens do Centro Educacional Recriarte, de Camboriú, ganharam do Chile por 9 a 0 no primeiro confronto.

Ainda nesta terça-feira, as meninas colégio Rodrigues Alves, de Saudades, enfrentam a Argentina na abertura do vôlei feminino. O duelo será às 20h (horário de Brasília). A estreia das meninas do futsal (Colégio Rogacionista, de Criciúma) é amanhã, diante do Uruguai.

Além das modalidades coletivas, seis jovens conseguiram vagas para as competições individuais. Daniel Raduenz (Escola Almirante Barroso, de Pomerode) compete no lançamento de dardo e arremesso de disco. Rodrigo Trenhago (Escola Jacob Gisi, de Chapecó) disputará o arremesso de peso. Já Gabriela Genevro (Colégio Bom Bosco, de Chapecó) estará nos 80m com barreiras.

A natação catarinense será representada por Gustavo Carvalhais Ribeiro (Colégio Dom Jaime, de São José), nos 200m medley e 400m livre.

Continua depois da publicidade

Maria Eduarda Gomes (Escola Dom Joaquim Dagostini, de Lacerdópolis) e Nathan Felipe Filgueiras (Colégio Sagrada Família, de Blumenau) disputarão o xadrez.

Todos conquistaram o direito de compor a delegação brasileira por causa da boa participação nos Jogos Escolares da Juventude, em setembro, em Curitiba, entre atletas de 12 a 14 anos.

Leia mais:

Confira outras notícias sobre esporte