Na manhã desta terça-feira, um grupo de convidados participou do lançamento da nova campanha institucional do Grupo RBS A Educação Precisa de Respostas, no prédio da RBS TV Joinville.

Continua depois da publicidade

O debate entre autoridades e especialistas, que começou às 9h, contou com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dos secretários estaduais do Rio Grande do Sul, Jose Clovis Azevedo, e de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, da secretária municipal do Rio de Janeiro, Claudia Costin e do conselheiro do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos.

De Joinville, Mário Sant’Ana, representante da ONG Projeto Resgate, perguntou ao ministro sobre como o Governo pode fazer para evitar a evasão, focando na sociedade da informação e na nova geração de estudantes.

Em sua resposta, Mercadante destacou a importância dos cursos técnicos e garantiu ainda que haverá a distribuição de tablets para o ensino médio. Os equipamentos estariam equipados com aplicativos especiais, todo o conteúdo necessário, livros em formato digital e acesso à internet.

Continua depois da publicidade

– Precisamos preparar os alunos para essa sociedade da informação. E estamos trabalhando para criar um ambiente de inclusão digital que ajude o professor. Hoje, o professor é analógico e tem o desafio de lecionar para alunos que são nativos digitais -, ponderou.

Ainda respondendo à pergunta de Mário, o ministro lembrou o ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional do MEC que quer promover o uso pedagógico na rede pública) e disse que há parcerias do Governo para ampliar a banda larga nas escolas.

– Temos grandes perspectivas nesse assunto aqui no Brasil.

Assista ao vídeo da camapanha: