A Praça da Bandeira de Joinville, na região central, não tem seu principal atrativo há quase três anos: a própria bandeira. Um dos símbolos do patriotismo nacional, a bandeira do Brasil estava hasteada no local no alto de um mastro de 50 metros de altura, mas foi retirada em 2016. Nunca foi reposta. A previsão é de que no mês que vem ela volte a ser vista no local.

Continua depois da publicidade

Para alguns, apenas um capricho, para outros, seu retorno é esperado por motivo de orgulho. Há quem nem nota e ainda os que sentiam que a presença dela demarcava o vai e vem no Centro de Joinville, seja pelo barulho, seja por ajudar a acompanhar o sentido do vento.

Motivos que nos fazem questionar: o que aconteceu com a bandeira da praça? Quando ela será reposta? Buscamos esclarecer essas dúvidas junto à Prefeitura de Joinville, que explicou que a retirada aconteceu devido à necessidade de manutenção do mastro que a abriga. Isso porque, a estrutura de ferro está enferrujada.

Em nota, a administração municipal informou que, em uma primeira análise, foi cogitada a possibilidade de desmontar a estrutura e passar por ampla reforma, o que geraria um custo estimado de R$ 135 mil. Porém, em decorrência de restrições orçamentárias essa alternativa não foi prioridade.

A prefeitura disse ainda que decidiu fazer uma avaliação mais aprofundada com imagens aéreas que identificaram a necessidade de melhorias especificas. Essa alternativa resultaria em um custo ainda maior.

Continua depois da publicidade

Entre os problemas verificados, em março do ano passado, está no conjunto de roldanas e polias do mastro, que sofreu travamento por princípio de corrosão. Isso impediu a manutenção do hasteamento da bandeira nacional. Já em fevereiro deste ano a estrutura voltou a ser avaliada e há entendimento de que é possível realizar melhorias sem a desmontagem do utensílio.

A Secretaria de Infraestrutura vai fazer a manutenção das polias e roldanas e efetuar a troca dos cabos de aço. Além disso, deve ser feita uma melhora na iluminação e na sinalização no local. A intenção é de que a manutenção e o hasteamento da bandeira ocorram em maio.

Leia mais

Confira mais notícias de Joinville e região no NSC Total