A popularização das câmeras digitais, inclusive acopladas a smartphones e a possibilidade de aplicar efeitos sobre as imagens têm criado uma brincadeira que engana os olhos e faz cenários de verdade parecerem de brinquedo.
Continua depois da publicidade
O tilt-shift nada mais é do que a técnica de borrar uma foto deixando apenas uma parte sendo visível, criando a ilusão de que tudo é miniatura. O repórter fotográfico Alvarélio Kurossu, do DC, fez um ensaio fotográfico com cenas urbanas de Florianópolis como se fosse uma grande maquete em movimento. São canteiros de obras, ruas centrais da cidade cheias de pessoas e passageiros desembarcando no aeroporto.
A origem da técnica remonta a quando os softwares de edição de imagem começaram a se tornar mais comuns. Hoje, quem tem uma câmera amadora ou um celular com aplicativos que façam esta operação e tenham acesso à internet podem usar o efeito.
O editor de fotografia do DC, Emerson Souza, explica que o tilt-shift pode ser utilizado em imagens estáticas e em vídeos.
Continua depois da publicidade
– O Instagram fez as pessoas perceberem que é possível fazer alguns efeitos na imagem. Essa brincadeira acabou se tornando uma mania – diz.
Criar essa ilusão de ótica é simples, desde que sejam seguidos alguns pontos importantes como ficar a uma certa distância do objeto fotografado, não haver objeto ou pessoa em primeiro plano e ter acesso ao programa para aplicar o efeito.
Lentes especiais custam a partir de R$ 7 mil
O investimento para aplicar a técnica profissionalmente começa pela compra de um equipamento mais sofisticado e um conjunto de lentes, que custam em torno de R$ 7 mil, que se deslocam e criam a sensação desejada. Mas também é possível fazer isto com a câmera do seu telefone, desde que você possa editar depois a imagem em um aplicativo, em um programa ou por meio de uma página na internet.
Continua depois da publicidade
– A ideia é enganar o cérebro, fazendo com que ele entenda que a área borrada fica mais distante do ponto que aparece sendo visto. Dessa forma, o olhar humano compreende que a imagem está mais distante ou que é uma miniatura da realidade.
Como conseguir o efeito
1. Faça a foto de um cenário à distância
2. Abra a imagem em um aplicativo, software ou em um site
3. Edite a foto com cores e constrastes, se necessário
4. Aplique o efeito de borrão – ou blur
Dicas de profissional
1. Cuide para que não haja nenhuma pessoa ou objeto em primeiro plano (mais perto de você do que o assunto da foto)
2. Dê preferência a imagens feitas a céu aberto
3. A luz natural é a mais indicada
4. Quanto mais cores no ambiente, mais interessante será o resultado
Assista ao vídeo com as imagens de Florianópolis sob o efeito tilt-shift