Na edição impressa do Diário Catarinense desta semana o tema principal foi o racismo e todos os protesto que estão ocorrendo ao redor do mundo. Convidamos o jornalista do NSC Total, Jorge Jr., para falar sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

“Tem um custo tremendo em nossas vidas”, diz empreendedor que luta contra o racismo em SC

O relato é pessoal, aconteceu no dia 1º de junho e só percebi depois. Nem sempre a gente percebe na hora o preconceito, seja porque já normalizamos ou ignoramos. Terça-feira de madrugada, assisti no Twitter um vídeo do rapper Emicida contando sobre ir à farmácia e, ao colocar a máscara antes de sair do carro, perceber que ele era a partir dali um negro, de roupa preta, cabelo black e mascarado. Ou seja, ele deixaria de ser o Emicida e se tornaria um suspeito de um possível roubo na loja.

Voltemos para Florianópolis, perto das 22h, horário que a farmácia fecha. Precisei sair para comprar fralda e mucilon para a minha filha. Estava frio. Peguei o meu moletom com capuz, a máscara e fui. Estava realmente frio e entrei com o capuz na cabeça. Assim que me viu, a atendente deu dois passos para trás e chamou um colega, que veio rápido. Só aí ela se dirigiu a mim e perguntou o que eu queria. Dei boa noite e disse que iria comprar coisas para a minha filha. Eram todos brancos e sou cliente da farmácia, vou sempre lá.

Racismo: a força negra em Santa Catarina no combate às desigualdades raciais

Continua depois da publicidade

Na hora de pagar tirei o cartão do convênio da NSC e, quase como um passe de mágica, o clima ficou mais leve. Percebi tudo isso na hora e achei normal. Como disse antes, a gente também normaliza o racismo. A pergunta é: se fosse um branco entrando de capuz? O tratamento seria igual? Eu sei a resposta.

Leia também:

“É preciso, sim, junção de vozes, povo na rua, tudo isso que assusta, mas que transforma”

Vítima de cartazes racistas e neonazistas em SC lembra injustiça: “luta precisa ser diária”

Não ser racista hoje em dia não é a única forma de combater esse câncer histórico da humanidade