Oito iniciativas de promoção à acessibilidade de pessoas com deficiências físicas ou mentais foram premiadas na noite desta terça-feira (21) pelo Instituto Guga Kuerten.
Continua depois da publicidade
O colunista da Hora de Santa Catarina e repórter da NSC TV, Edsoul, foi uma das personalidades premiadas na cerimônia. Ele e Gregori Flauzino, Mariana Faraco e Débora Waltrich ganharam na categoria de Telejornalismo com a reportagem “Catarinense cria aplicativo para ajudar a diminuir ruídos em aparelho de surdez”.
Prêmio IGK
O 16º Prêmio IGK: a grande jogada social tem como objetivo dar visibilidade a pessoas e instituições que atuam nessa área. O prêmio simbólico é entregue para iniciativas que sejam executadas em Santa Catarina e que têm a educação e o esporte como forma de integrar as pessoas com deficiência à sociedade.
A premiação foi criada pelo Instituto dois anos após a fundação da entidade. Os valores entregues às iniciativas são simbólicos, mas servem para incentivar pessoas e entidades a criar políticas que possam melhorar a vida das pessoas que têm algum tipo de dificuldade.
Para a presidente do Instituto, Alice Thümmel Kuerten, o prêmio é importante para garantir a visibilidade da causa. A mãe do tenista Gustavo Kuerten também deu à luz uma criança com deficiência física e mental, o filho Guilherme, que morreu em 2007.
Continua depois da publicidade
– A gente tem que continuar lutando pelos nossos espaços. Quando as pessoas não têm vivência com alguma deficiência, elas não têm noção de que há possibilidades nessas pessoas – afirmou.
Confira todos os premiados no evento:
– Telejornalismo: “Catarinense cria aplicativo para ajudar a diminuir ruídos em aparelho de surdez”, de Edson Amaral, Gregori Flauzino, Mariana Faraco e Débora Waltrich, da NSC TV
– Jornalismo: “A visão do conhecimento” – Aline Bohrer de Lima Torres, Notícias do Dia
– Ação Voluntária: Renato Raphael Paupitz Dranka, educador do IGK
– Projeto Social: “Projeto Sem Limites – Promovendo a Diferença”, de César Rodrigo de Oliveira, Tiago Lima Lacerda e Vinícius Piessi da Silva
Continua depois da publicidade
– Ação Educativa: “Um olhar socioeducativo – Oficinas de fotografia”, de Jennifer Patrício Candido
– Prêmio Especial: Fernanda Priscila de Souza
– Ação Ecológica: “Projeto Prancha Ecológica”, Associação Eco Garopaba
– Inclusão Social: “Releituras – Livro Acessível para Todos”, de Maria de Fátima Medeiros e Silva
Veja também:
Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis será em 9 de setembro