Terça-feira de Carnaval. E para você que pensa que os turistas já estão indo embora, está muito enganado! Vários ônibus e vans com visitantes de países sul-americanos estacionaram no Centro de Florianópolis, esta manhã, para acompanhar pontos turísticos como a Praça XV de Novembro. Jose, argentino de Rosario, já conhece a cidade há seis anos e considera a Ilha muito bela.
Continua depois da publicidade
O casal Alvaro e Veronica veio de Montevidéu, no Uruguai. Ele vem pela primeira vez, ela já visitou a Ilha antes, e está conseguindo ir a praias que ela ainda não conhecia.
Só no início da temporada, a Capital recebeu dois milhões de turistas, cerca de 30% a mais do que o mesmo período ano passado. E a expectativa é de que muitos visitantes do Mercosul passem por aqui até o fim do mês. Eduard Flores, de Assunção no Paraguai, vai ficar com sua família mais oito dias em Santa Catarina.
E o Carlos, que é de Santiago do Chile, se espantou com o comércio todo fechado, mas pelo menos pode ver a Praça e a Catedral.
A mulher dele, Silvana, lembra que eles já foram a alguns locais como Canasvieiras, Jurerê e Daniela. Bem, para conhecer as mais de 40 praias de Florianópolis de uma vez só, fica difícil. Outras atrações vão ficar para uma viagem futura.
Continua depois da publicidade
Já na Rodoviária Rita Maria, tem gente indo embora. Somente nesta terça, uma empresa de ônibus chegou a disponibilizar mais 60 horários. Agora, também existem aqueles que vão permanecer mais um pouco. Humberto, que é de Hannover, descobriu um pedaço alemão no Vale do Itajaí, através de uma emissora de TV de seu país. Apaixonado pela natureza, Humberto até brinca, dizendo que é mais fácil vir a uma região que ele não precise arriscar tanto o português.