Pouco mais de 24 horas depois do terremoto de 8,2 graus de magnitude na escala Richter, uma réplica de 7,6 provocou novo alerta de tsunami na costa do Chile. A presidente, Michelle Bachelet, que estava em Arica, região afetada no dia anterior, abandonou o hotel onde estava, situado a apenas 40 metros do litoral, e foi para uma área segura no norte.

Continua depois da publicidade

O terremoto ocorreu às 23h43min (22h43min em Brasília) e seu epicentro foi situado a 20 quilômetros do sul da cidade de Iquique. “De acordo com a magnitude, há um alerta de tsunami” para todo o litoral chileno, revelou o site do Shoa. Perto da meia-noite (horário do Brasil), a área de alerta foi reduzida no Sul, desde Lebu até o território antártico.

Testemunhas relataram que quando iam em direção à cidade de Alto Hospício, em Iquique, terra e rochas começaram a cair das colinas, um fenômeno que levantou muito pó e fez com que o trânsito fosse paralisado.

O diretor do escritório nacional de emergência do Ministério do Interior e Segurança Pública, Ricardo Toro, confirmou que está sendo realizada evacuação preventiva nas regiões de Arica e Parinacota, Tarapacá e Antofagasta.

Continua depois da publicidade