Uma terceira e intensa réplica atingiu as Ilhas Salomão nas primeiras horas desta segunda-feira (horário local), enquanto grupos de assistência tentavam buscar uma imagem clara dos cinco dias de devastação, após um terremoto de magnitude 8, que desencadeou um tsunami mortal.
Continua depois da publicidade
O número de mortos confirmados aumentou para 10, com a descoberta do corpo de uma criança nas ilhas remotas de Santa Cruz. Cerca de 3 mil pessoas estão em abrigos, já que suas casas foram destruídas.
Dois barcos com produtos de primeira necessidade como remédios, comida, água e tendas, chegaram a Lata, a principal cidade do arquipélago.
– Não sabemos se o que enviamos é suficiente ou se é preciso mais. Precisamos alugar mais barcos. Não podemos tomar essas decisões até que recebamos relatórios sobre a situação em Lata, mas as comunicações estão intermitentes – disse o secretário-geral da Cruz Vermelha para as Ilhas Salomão, Joanne Zoleveke, à agência de notícias France Presse.
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região na madrugada desta segunda-feira (horário local), com epicentro a 51 quilômetros a sudoeste de Lata e a uma profundidade de 35 quilômetros.
Continua depois da publicidade
As ilhas Salomão estão situadas na região dos Círculos de Fogo do Pacífico, com intensa atividade tectônica, que provocam frequentes terremotos e erupções vulcânicas.