A primeira fase do Campeonato Catarinense termina neste domingo, quando a bola rola a partir das 16h para cinco jogos de maneira simultânea. Em disputa estará a quarta colocação, que garante a vaga nas semifinais, e a fuga da zona de rebaixamento à Série B do Estadual de 2020. Por isso, olhando para o que foi a última rodada do turno é possível dizer que caso os resultados sejam os mesmos, o Criciúma iria para o mata-mata, enquanto os degolados seriam Hercílio Luz e Metropolitano.
Continua depois da publicidade
Na última rodada do turno, o Tigre fez 3 a 1 no Hercílio Luz, em casa. Se isso se repetir, o Criciúma, que é o atual quarto lugar com 24 pontos, mantém a posição e fica com a vaga para enfrentar o Avaí nas semifinais. Por outro lado, o Leão do Sul, que ocupa a lanterna com 13, estaria rebaixado. Isso, porém, será definido somente no domingo, quando as equipes voltam a duelar, mas agora no Estádio Aníbal Costa, em Tubarão.
Ainda nesta linha, o Metropolitano retornaria à Série B em 2020 após subir no ano passado com o título da divisão de acesso. O Verdão do Vale foi goleado pelo Brusque por 6 a 1 na nona rodada. No momento, a equipe tem 13 pontos. Com um a mais está o Tubarão, outro que tenta se livrar da queda. Mas, no fechamento do turno, o Peixe venceu o Joinville por 3 a 2, em casa. Desta vez, o duelo é no Norte de Santa Catarina.
Classificados, Chapecoense e Figueirense disputam ponto a ponto para saber onde será o confronto entre eles pela semifinal. Ambos somam 32 pontos. Por isso, o líder Avaí será o fiel da balança. No turno, o Leão fez 1 a 0 na Chape, enquanto o Figueira ficou no 0 a 0 diante do Marcílio Dias. Se isso voltar a acontecer no domingo, os times da Capital irão decidir como mandantes. Mas, desta vez, os azurras estarão com equipe modificada no Oeste, o que complica a situação dos Alvinegros.
Pelo regulamento do Catarinense, o Avaí tem a vantagem de jogar a semifinal e, ainda, uma possível final na Ressacada. O time espera para saber quem será o adversário: Criciúma ou Marcílio Dias. Na outra chave estarão os finalistas do ano passado, Chape e Figueirense, restando saber apenas o local do duelo: Arena Condá ou Orlando Scarpelli.
Continua depois da publicidade