Não foram duas nem três vezes. Os bombeiros de Blumenau tiveram de combater um incêndio no mesmo local, às margens da BR-470, pelo menos em quatro dias diferentes. O motivo da repetição da ocorrência ainda é desconhecido, mas a explicação mais provável é que seja criminoso.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
O incêndio florestal tem ocorrido em uma região que antecede a entrada da Via Expressa, em sentido ao Litoral. O primeiro acionamento foi registrado na sexta-feira (13) e o fogo controlado em 10 minutos pelos bombeiros militares com uso de batedores, informou a corporação.
No fim de semana, mais uma ligação. Desta vez foram necessários 8 mil litros de água para resolver o problema. Na terça-feira (17), mais 4 mil litros. Na quarta-feira (18), outro chamado e com diversos focos espalhados com ainda mais rapidez por conta do vento e tempo seco. Além do mesmo local, os chamados têm em comum o horário, normalmente no fim de tarde.
O tenente dos bombeiros militares Fillipi Pamplona explica que em nenhum dos dias houve flagrante, mas que em 99% dos casos de fogo em vegetação a causa é humana. A reincidência reforça ainda mais a suspeita.
Continua depois da publicidade
— Essa possível irresponsabilidade pode até causar acidente por conta da fumaça — lamenta.

Mais que irresponsabilidade, provocar incêndio em mata ou floresta é crime previsto em lei. A pena é de 2 a 4 anos de prisão além de multa. Os bombeiros alertaram a Polícia Militar sobre as ocorrências. Por enquanto nenhum responsável foi identificado. A área de vegetação atingida não foi informada.
Leia mais
Como Blumenau influenciou o novo programa do governo Bolsonaro para a infância
Pomerode define tema do Festival Gastronômico, que retorna após três anos
Médicos de Blumenau ganharão mais por hora extra, planeja município