Foram concluídos, na madrugada desta quinta-feira (9), os reparos na maior adutora de Santa Catarina, da Casan, que foi rompida na manhã de quarta-feira (8). Apesar disso, municípios da Grande Florianópolis seguem com abastecimento de água prejudicado — o serviço deve ser normalizado ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
Em nota, a Casan informou que a rede de abastecimento de água voltou a funcionar em plena carga por volta das 4h. O restabelecimento do sistema, no entanto, ocorre de forma gradual. Os municípios afetados são Florianópolis, São José e Biguaçu.
A empresa mantém a orientação de uso consciente de água e alerta que moradores de regiões mais altas podem demorar mais a ter o sistema normalizado. São os casos, por exemplo, de Barreiros e Serraria, em São José, e do Pantanal e do Saco dos Limões, em Florianópolis. Os pontos mais baixos terão normalização na tarde de quinta.
A Casan informou ainda que disponibilizou 10 caminhões-pipa para atender situações de emergência.
Continua depois da publicidade
Adutora foi rompida na obra do Contorno Viário
O rompimento da adutora ocorreu em decorrência das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Em entrevista à CBN Floripa, o diretor de operação e expansão da Casan, Pedro Joel Horstamann, disse que os trabalhadores da obra estavam cravando estacas próximo à adutora quando ocorreu o incidente.
O problema teria sido identificado pela Casan por volta das 13h, quando a pressão do sistema caiu e a Grande Florianópolis operou com apenas 50% do abastecimento normal.
Ainda em entrevista à CBN, Horstamann disse que a concessionária Arteris Sul, responsável pela região do Contorno, tinha um mapa com a localização das adutoras. O trabalho, no entanto, foi feito por uma empresa terceirizada.
A Arteris reconheceu o rompimento, mas disse que chamou a Casan na manhã de quarta, no momento em que o acidente ocorreu.
Continua depois da publicidade
Leia também
Nova empresa assume parte das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis
Médico suspeito de abusar de pelo menos três pacientes é preso em Florianópolis