O paulista Renato Seabra, da equipe Caloi/Suzano/PowerBar, venceu nesta sexta, 30 de agosto, a primeira etapa da 16ª Volta Ciclística BR Internacional de Santa Catarina. Ele completou os 53,3 quilômetros de percurso entre as cidades de Tubarão e Orleans e mais um circuito de 22,3 km em 1h57m13.
Continua depois da publicidade
Seabra abriu a grande vantagem de 50 segundos sobre o segundo colocado, Jean Carlo Coloca, da equipe Pedal Bike Shop, de São José dos Campos.
O mineiro Cássio Paiva (tricampeão da prova) e o catarinense Marcio May (bicampeão) ficaram, respectivamente, na sexta e sétima colocações. Na classificação geral, Seabra está em primeiro com o tempo de 2h00m06. May é o segundo com 2h00m56.
A arrancada do paulista foi obtida apenas nos últimos 20 quilômetros de prova, justamente na disputa de um circuito pelas ruas centrais de Orleans. Seabra, protegido pelos outros atletas de equipe, chegou com fôlego ao circuito de 4,3 quilômetros.
A segunda etapa da prova ocorre neste sábado, entre as cidades de Orleans e São Joaquim, e totaliza 90,7 quilômetros de percurso. Esta etapa guarda o maior desafio da competição: subir a Serra do Rio do Rastro. Os atletas saem de uma altitude de 493 metros e, em pouco mais de 11 quilômetros, sobem para 1.330 metros.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo mais resultados da primeira etapa e como está a classificação geral.