Ainda desconhecido no cenário internacional, o paulista Renato Galvão foi o grande destaque deste domingo, dia 8, nas ótimas ondas de 1m a 2m de altura em Fistral Beach, na Inglaterra, onde foi realizado o Rip Curl Boardmasters Festival – evento válido pelo World Qualifying Series (WQS), a segunda divisão do circuito profissional de surfe mundial.
Continua depois da publicidade
Nas quartas-de-final, Renato Galvão fez a melhor apresentação do dia e no último minuto da grande final arrancou uma nota 8,5 para tirar o título das mãos do australiano Luke Munro. A primeira vitória no Circuito Mundial do atual líder do ranking brasileiro no Super Surf 2004 lhe rendeu um prêmio de 10.000 dólares e 1.500 pontos no ranking do WQS.
Agora Renato Galvão e o baiano Armando Daltro, campeão da etapa disputada no Japão, também neste fim de semana, além de todos os brasileiros que competiram nas duas provas do WQS se encontram em Anglet, a primeira das três etapas seguidas que serão disputadas na França.
Os outros dois brasileiros que chegaram no domingo decisivo do Rip Curl Boardmasters Festival acabaram eliminados logo em suas primeiras apresentações. O catarinense Diego Rosa foi barrado pelos australianos Steven Hughes e Luke Munro na primeira quarta-de-final.
Na última, o paulista Heitor Pereira também terminou em terceiro lugar na disputa em que se classificaram o sul-africano Royden Bryson e Jeremy Flores, da Ilha Reunião.
Continua depois da publicidade