Renato Borghetti foi a atração da noite desta terça-feira no Festival de Música que acontece paralelo à Aventura pelos Mares do Mundo, em Itajaí. O músico gaúcho que já se apresentou diversas vezes na cidade subiu ao palco às 21h, na Vila da Aventura.

Continua depois da publicidade

Borghetti que expandiu as fronteiras da música gaúcha e do instrumento gaita-ponto para todos os continentes, sem perder a originalidade e identidade da música de sua terra foi muito aplaudido pelo público presente.

Mais conhecido como Borghettinho, ele tem 50 anos, é acordeonista, folclorista e artista plástico. Começou na música aos 10 anos tocando uma gaita-ponto que ganhou do pai. Em pouco tempo, já era atração no Centro de Tradições Gaúchas comandado por seu pai e, aos 16 anos, se apresentou pela primeira vez.

Seu primeiro disco, o Gaita-Ponto tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, vendendo 100 mil cópias. Excursionou por todo o Brasil, e por diversos países da Europa, e fez uma temporada no S.O.B.’s, em Nova Iorque.

Continua depois da publicidade

Em 1991 ganhou o prêmio disco do ano, na categoria regional, da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Renato mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. Tem mais de 20 discos gravados e dezenas de participações em gravações.