Quando o assunto é fusão artística, Renato Borghetti não tem medo de se aventurar. Não é de hoje que os shows dele, frutos legítimos do casamento polígamo com o mundo da música, esgotam ingressos e arrancam aplausos por onde passam. Em Santa Catarina nem se fala. O gaúcho diz que se sente muito à vontade por aqui. Fez amigos, criou laços e há mais de 20 anos descobriu no Vale do Itajaí uma parceria musical que perdura até hoje.
Continua depois da publicidade
Quem quiser saber o que resulta da união entre o erudito e o popular pode anotar na agenda: junto à Orquestra de Câmara de Blumenau, o gaiteiro regionalista subirá aos palcos da Scar em Jaraguá do Sul, no domingo, e do Centro de Eventos Itália em Balneário Camboriú, na segunda-feira. Já no dia 9 de outubro será a vez da Escola Vidal Ramos Júnior, em Lages, receber o concerto. A entrada é franca, e os ingressos (limitados a dois por pessoa) deverão ser retirados nos respectivos locais dois dias antes dos espetáculos.
A turnê terminará com um grande show no Teatro Bradesco de São Paulo (SP) no dia 5 de novembro. Borghetti diz que a relação com a orquestra blumenauense é a melhor possível:
– Eu recebi o primeiro convite para fazer um circuito em Santa Catarina há mais ou menos 25 anos, quando o maestro ainda era o Telmo Jaconi. Há três anos, quando me convidaram de novo, nem se lembravam mais disso. Então fica fácil, porque a relação já existe.
Continua depois da publicidade
Repertório relembra Astor Piazzola
No repertório, além de canções próprias de Borghetti e clássicos como Mercedita e Milonga para as Missões, estão obras do compositor argentino Astor Piazzola. Os arranjos são do violonista Daniel Sá, alguns feitos especialmente para a Orquestra de Câmara de Blumenau, e a regência é de Daniel Bortolosy.
Conforme explica o italiano Daniele Girardello, diretor artístico da orquestra, a escolha pelas músicas de Piazzola foi baseada nas influências de Borghetti:
– Ele foi inspirado pela música argentina e do Uruguai. Não pensamos: ah, vamos fazer composições de Beethoven ou Bach porque são bonitas. Fomos mais pelo que tinha a ver com o espetáculo em si.
Continua depois da publicidade
Agende-se
Renato Borghetti & Orquestra de Câmara de Blumenau in Concert. Gratuito (ingressos começam a ser distribuídos dois dias antes, nos locais dos shows).
– Domingo, às 20h, em Jaraguá do Sul, no Grande Auditório da Scar (Rua Jorge Czerniewicz, 160, Czerniewicz)
– Segunda-feira, às 20h, em Balneário Camboriú, no Centro de Eventos Itália (Avenida Central, 335)
Continua depois da publicidade
– Dia 9/10, às 20h, em Lages, na Escola Vidal Ramos Júnior (Rua Frei Rogério, 347, Centro).