O meia Renato Augusto solicitou, nesta segunda-feira (20), a rescisão do Fluminense, após treino com companheiros no período da tarde. O fim do vínculo, que era até o fim do ano, aconteceu de forma amigável.

Continua depois da publicidade

Confira imagens de Renato Augusto

— O Fluminense FC e Renato Augusto comunicam o encerramento do contrato em comum acordo entre as partes. Cria do futsal do clube, Renato voltou às Laranjeiras em 2024 e foi fundamental na conquista da CONMEBOL Recopa naquele ano. Ao todo, disputou 35 jogos com a Armadura Tricolor e marcou 1 gol. O Fluminense agradece ao atleta por sua contribuição no período em que esteve no clube e lhe deseja sucesso — diz o comunicado divulgado pelo Fluminense.

Segundo o ge, o pedido para encerrar o vínculo surgiu com surpresa nos noticiários e até mesmo nos bastidores do clube, tanto que o jogador fazia parte dos planos de Renato Gaúcho, que vinha testado ele como atacante na ausência de Cano. O jogador esteve em campo no último domingo (18), no empate em 1 a 1 com o Juventude, no Alfredo Jaconi, pelo Brasileirão.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Renato Augusto conversou com dirigentes do clube e deixou claro que o entendimento é que não estava rendendo o esperado e que não via mais evolução dentro do clube. Apesar de não estar rendendo dentro de campo, internamente, Renato Augusto era visto no clube como um jogador profissional e querido.

Ainda segundo informações do ge, o jogador abriu mão dos salários que teria para receber até o fim do ano e saiu de forma amigável. Após acumular sucessivas lesões e sem vínculos, o meia de 37 anos neste momento cogita se aposentar. Apesar de não estar confirmada, a aposentadoria mas é vista por pessoas próximas ao jogador como caminho natural neste momento.

Carreira do jogador

Antes de Renato Augusto se profissionalizar no futebol no Flamengo, onde se destacou na base, o jogador passou pelo futsal do Fluminense. Ele deixou o Brasil para defender o Bayer Leverkusen, em 2018, e retornou em 2013 para o Corinthians.

Pelo Timão, foi campeão paulista e da Recopa em 2013, e em 2015 viveu seu momento de maior protagonismo na conquista do Brasileirão, quando foi eleito o craque do torneio. Na primeira passagem, foram 127 jogos e 15 gols.

Continua depois da publicidade

Entre 2016 e 2020 foi atuar na China, defendendo o Beijing Guoan e em julho de 2021 voltou ao Corinthians, onde disputou mais 116 jogos e marcou mais 15 gols. Ao todo, somando números das duas passagens pelo Corinthians, Renato acumulou 243 partidas e 30 gols marcados.

O meia chegou ao Fluminense no começo de 2024 e tinha contrato até final deste ano. Foram 35 partidas com um gol e uma assistência pelo time.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro