Após a última rodada do Brasileirão 2015, foi entregue na tarde desta segunda-feira, em São Paulo, o Troféu Bola de Prata, prêmio mais tradicional do futebol brasileiro, que chega a sua 46ª edição. A seleção Bola de Prata 2015 foi dominada pelos clubes que lideraram a classificação final da Série A: Corinthians, Atlético-MG e Grêmio.
Continua depois da publicidade
Marquinhos projeta Figueirense mais forte em 2016
Rodada da zoeira: os memes da última rodada do Brasileirão
Jorginho pede desculpas pelo rebaixamento do Vasco
Continua depois da publicidade
Com cinco prêmios, o campeão Corinthians teve Gil como melhor zagueiro, Elias como melhor volante e Renato Augusto e Jadson como melhores meias. Destaque para Renato Augusto, que ainda faturou o Troféu Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador da temporada.
O vice-campeão Atlético-MG subiu ao palco com o lateral-esquerdo Douglas Santos, o volante Rafael Carioca e o atacante Lucas Pratto. Os Grêmio teve o atacante Luan premiado, além do goleiro Marcelo Grohe, o lateral-direito Rafael Galhardo e o zagueiro Pedro Geromel. O Santos, sétimo colocado, fechou a lista de premiados com Ricardo Oliveira, que recebeu a Chuteira de Ouro (maior goleador da temporada) e o Troféu Bola Prata (artilheiro do Campeonato Brasileiro), e Gabriel Barbosa, o Gabigol, eleito por meio de votação popular como o jogador revelação de 2015.
Ao final da cerimônia, Rogério Ceni foi homenageado por Muricy Ramalho pelo seu último Campeonato Brasileiro. O goleiro tem o maior número de troféus do Bola de Prata, com 6 conquistas no total e uma Bola de Ouro vencida em 2008.
Continua depois da publicidade
Confira os vencedores de todas as categorias:
Bola de Ouro
Renato Augusto – Corinthians
Chuteira de Ouro (Goleador 2015) e Artilheiro (Campeonato Brasileiro)
Ricardo Oliveira – Santos
Revelação do Ano
Gabriel Barbosa (Gabigol) – Santos
Goleiro
Marcelo Grohe – Grêmio
Laterais
Lateral Direito: Rafael Galhardo – Grêmio
Lateral Esquerdo: Douglas Santos – Atlético-MG
Zagueiros
Gil – Corinthians
Pedro Geromel – Grêmio
Volantes
Elias – Corinthians
Rafael Carioca – Atlético-MG
Meias
Renato Augusto – Corinthians
Jadson – Corinthians
Atacantes
Luan – Grêmio
Lucas Pratto – Atlético-MG