Entre os assuntos de história geral que mais caem no Enem, a Baixa Idade Média é um dos mais recorrentes. Todos os anos cai pelo menos uma questão sobre o assunto. Confira um resumo e uma lista de exercícios sobre o renascimento comercial e urbano. Estude sobre o surgimento das cidades e o crescimento do comércio para mandar bem nas questões de História.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O renascimento comercial e urbano teve origem no século XI, contexto em que estavam ocorrendo as Cruzadas. Naquela época, os peregrinos (cruzados) embarcavam em navios com o objetivo de chegar ao leste do Mediterrâneo, em Jerusalém ou Constantinopla. Mas o importante é saber que nesse caminho por terra que eles passavam, era necessário acampar em alguns pontos.
Nesses acampamentos, acabavam trocando produtos. Nos arredores, alguns servos que tinham alguns produtos sobrando, também levavam para que realizar trocas. Com isso, surgiram as chamadas feiras de comércio.
Importante apontar que só foi possível para esses servos acumularem excedentes para serem trocados por conta das inovações técnicas no campo da produção agrícola. O uso do arado de ferro, a invenção dos moinhos e adoção da rotação trienal de culturas, por exemplo, foram inovações do período.
Continua depois da publicidade
Surgimento da burguesia
Além disso, outro elemento fundamental para o renascimento comercial e urbano foi o surgimento da burguesia. Com a formação das feiras de troca, aos poucos há a retomada do uso de moedas nas feiras comerciais. Assim, feirantes e mercadores começam a enriquecer.
Alguns desses mercadores, mais capitalizados, começam a se preocupar também com as ondas de saques que aconteciam. Eles acabam construindo fortificações ao redor dessas feiras, e cobravam por tudo isso. Formaram também milícias armadas para proteger as feiras. Surge aí também as feiras fortificadas, que são chamadas de burgos. Dentro dessas fortificações é que vive a burguesia, a classe de mercadores.
Confira mais sobre o tema e uma lista de exercícios no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.
Leia também
Simulador das Notas de Corte do Sisu: calcule suas chances
Como não perder pontos em vícios de linguagem na redação do Enem