Um dos esportes mais tradicionais de Santa Catarina, o Remo, está se renovando e buscando espaço para começar uma nova fase em sua história. Uma das principais mudanças é o investimento na gestão da marca da Federação de Remo do Estado de Santa Catarina (FERESC) para criar um novo posicionamento para o esporte. Uma equipe de designers foi contratada para avaliar a marca atual e construir uma nova. O grupo, formado pelos designers Débora Picolli, Gabriela Mager e Saulo Deboni, estudou o passado do esporte e realizou diversas pesquisas para estruturar a gestão da nova marca.

Continua depois da publicidade

– Partimos de uma marca que visualmente mostra tradição com um emblema que diz respeito ao século XX. Nós queremos uma imagem do século XXI, que não perca a tradição, mas que esteja à frente do seu tempo e que mostre o remo como um esporte de futuro – explica a designer Gabriela Mager.

O resultado das pesquisas e da nova marca será apresentado para atletas e dirigentes neste sábado, dia 26, abrindo o evento que começa de domingo, o Campeonato Catarinense de Remo.

Para que o remo volte a ter destaque atraindo novos praticantes e, consequentemente, ganhe mais espaço na mídia, a Federação Catarinense vêm trabalhando para organizar o esporte no Estado, impulsioná-lo e reaproximá-lo da população. O presidente da FERESC, Edson Altino Pereira Junior, conquistou algumas vitórias.

No ano passado aconteceu a maior competição de remo já realizada no Brasil em número de participantes e páreos, o Sul Americano de Remo Master. Projeto realizado em parceria com a Fundação Municipal de Esportes, que atraiu mais de 600 atletas nacionais e internacionais.

Continua depois da publicidade

– Estamos conseguindo implementar algumas mudanças importantes como a realização de projetos através da captação de recursos. Trabalhamos para que o remo de Santa Catarina resgate a imagem de um esporte de destaque – afirma Edson.