Primeiramente, acho que todo mundo conhece alguém que sofre de sinusite. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de São Paulo, em 2023, os atendimentos por esse tipo de doença respiratória aumentaram 90% só no estado. Vários fatores explicam esse aumento de casos, mas o que é consenso é que os sintomas incomodam muito.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Por isso, quem sofre com frequência dos sintomas da sinusite precisa ter acompanhamento médico e tomar os remédios adequadamente. Mas antes de falar do remédio em si, precisamos entender melhor o que é a sinusite. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVSMS), a sinusite é a inflamação das mucosas presentes nos seios da face.
Essa região fica próxima do nariz, da maçã do rosto e dos olhos. A mucosa produzida geralmente é eliminada pelo nariz. Mas pela anatomia da inflamação, uma parte do muco pode ficar retida e não ser liberada. O fluxo dessa secreção no seio da face é imperceptível à primeira vista, só os sintomas é que alertam do problema.
Continua depois da publicidade
Sintomas da sinusite aguda
- Dor de cabeça na área do seio da face;
- Obstrução nasal;
- Secreção amarelada ou esverdeada;
- Coriza;
- Tosse;
- Cansaço;
- Fadiga.
Ainda de acordo com o BVSMS, a sinusite pode ser divida em dois tipos: aguda e crônica. Além disso, cada um dos quadros conta com sintomas distintos.
Confira abaixo o que o Ministério da Saúde indica como sintomas comuns para cada uma, bem como uma galeria de fotos que os representam.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre os sintomas da sinusite
Sintomas da sinusite crônica
Normalmente os sintomas da sinusite crônica são os mesmos da sinusite aguda. Porém, a grande diferença está na intensidade dos sintomas. A saber, a dor no seio da face e a febre podem estar ausente Além disso, o sintoma mais comum é a tosse, que aumenta ao deitar, pois a secreção escorre pelas fossas nasais e se acumula mais.
Medicamentos eficazes contra a sinusite
Agora que já abordamos um pouco sobre o que é a sinusite e como ela se manifesta no corpo, podemos citar os medicamentos mais eficazes para aliviar e tratar essa doença.
Continua depois da publicidade
- Soluções salinas: De acordo com o site especializado Tua Saúde,a solução salina ajuda a diminuir a obstrução nasal e o nariz escorrendo. Por isso, pessoas com sinusite devem fazer essa limpeza nasal regularmente;
- Acetilcisteína: Segundo o UOL, essa substância ajuda a tornar a secreção presa nas cavidades nasais a ficar mais fluida. Assim, ajuda a diminuir a tosse gerada como sintoma da sinusite. Normalmente, é vendido em forma de xarope;
- Corticoides intranasais: Esses corticóides têm uma forte ação anti-inflamatória para diminuir a irritação nasal, para diminuir a produção de coriza e a obstrução nasal;
- Anti-inflamatórios não-esteroidais: Esse tipo de medicamento é usado para aliviar as dores e tratar inflamação das vias aéreas. Entretanto, não diminuem as secreções nasais;
- Antibióticos: Por fim, remédios como a amoxicilina, auxiliam em casos de sinusites causadas por infecções bacterianas, os quadros de sinusite causada por bactérias tendem a ter sintomas mais fortes.
Vale ressaltar que apenas médicos podem diagnosticar e receitar medicamentos que combatam os sintomas da sinusite.
Leia também
“Bolinhas” no rosto? Diferencie lesões do tipo milium, xantelasma ou siringoma