De acordo com um artigo publicado pelo Brazilian Journal of Health Review, entre 2018 e 2019, quase 20 mil casos de cistite foram registrados no país. E alguns deles podem, inclusive, sintomas graves e levar os pacientes à internação. Por isso, vamos falar mais sobre a doença e quais os remédios mais eficazes utilizados para tratá-la.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Vale ressaltar, contudo, que esse texto não substitui a consulta médica. Se você tiver sintomas de cistite, procure um profissional que vai indicar o medicamento e a dosagem certa para o caso.
Mas, afinal, o que é cistite e quem pode tê-la?
De acordo com o Banco Virtual de Saúde (BVS), do Ministério da Saúde, a Cistite é uma infecção ou uma inflamação bacteriana na bexiga. Normalmente é causado pela bacteria Escherichia coli, presente no sistema digestório. Contudo, outras espécies também podem causar a doença que pode afetar tanto homens e mulheres quanto crianças.
Continua depois da publicidade
Mas o BVS aponta, contudo, que em mulheres o quadro é mais comum por características anatômicas do corpo feminino. Além disso, homens com mais de 50 anos também correm mais risco. Já que com a expansão da próstata a urina fica presa por mais tempo na bexiga.
Sintomas da cistite
Saiba mais sobre os sintomas de cistite
- A necessidade urgente de urinar com frequência pode ter relação com outras doenças, por isso é importante verificar com o médico;
- A quantidade pequena de urina eliminada em cada micção é um dos sintomas mais clássicos e é importante ficar alerta;
- Ardência durante a micção pode incomodar e é um sintoma clássico da cistite;
- Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre também podem ser um indicativo
- Febre pode indicar algum tipo de infecção no corpo e pode revelar uma cistite;
- Sangue na urina em casos mais graves de cistite pode acendar um alerta.
Continua depois da publicidade
Quais os remédios mais eficazes contra a cistite
Primeiramente, por ser uma doença bacteriana, o tratamento adequado é feito com antibióticos. Assim, vale ressaltar que tanto o BVS quanto o portal Tua Saúde apontam que o medicamento será receitado pelo médico a depender da bactéria que está causando a infecção. Por isso, é tão importante ir ao médico quando sentir os sintomas.
Isso porque só um profissional pode orientar qual o melhor princípio ativo e como o tratamento deve ser manipulado pelos pacientes.
Ainda assim, confira abaixo uma lista feita pelo Tua Saúde com os medicamentos mais indicados para tratar a cistite.
Continua depois da publicidade
- Fosfomicina: Esse antibiótico é um dos mais fortes disponíveis no mercado. Tanto que muitas vezes é utilizado para eliminar bactérias resistentes. A posologia recomenda o consumo de bexiga e estômago vazio, a cada 24 horas por 2 dias;
- Nitrofurantoína: De acordo com a bula desse medicamento, ele age interferindo nos sistemas enzimáticos da bactéria. Assim evitando a resistência. Geralmente recomenda-se 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, entre 7 a 10 dias;
- Fluoroquinolonas: Esse princípio ativo age interferindo no DNA da bactéria causadora. Sua posologia depende do medicamento que o médico escolher para o tratamento, já que vários contam com a substância;
- Penicilina e derivados: A penicilina não permite que as bactérias formem uma parede celular, eliminando-as rapidamente. Existem vários tipos de medicamentos com esse princípio ativo, e o modo de tratar varia dependendo de cada um.
Leia também
Por que ficar muito tempo na privada pode ser um perigo?
“Bolinhas” no rosto? Diferencie lesões do tipo milium, xantelasma ou siringoma