Os relógios de luz de cinco unidades consumidoras foram substituídos na tarde desta quarta-feira em Criciúma. A ação faz parte do acordo firmado entra a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e o Ministério Público de Santa Catarina para aferir os medidores de 1,2 mil clientes de diversas cidades, que tiveram aumento no valor das faturas no início do ano e registraram reclamações junto ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Continua depois da publicidade

No caso mais expressivo registrado em Criciúma, no bairro Santa Luzia, a conta passou de R$ 32,69 em janeiro para R$ 380,87 em fevereiro, um aumento de 1.065%. Os outros locais visitados também tiveram aumentos expressivos, que variam de 122% a 303%. Segundo o coordenador do Procon Criciúma, Gustavo Colle, a cidade foi a segunda do cronograma estabelecido pela Celesc para substituição de relógios, que passarão por perícia.

— O Ministério Público tem prazo de 60 dias para finalizar o inquérito civil, deve terminar da metade para o final desse mês. Um perito esteve verificando o sistema de faturamento da Celesc, e a segunda etapa é fazer o recolhimento de alguns relógios consumidores para verificar mais a fundo se tem problemas ou não — explicou Colle.

Segundo o MP, ficou acordado que durante o período de aferições dos relógios, o corte de energia elétrica desses consumidores estará suspenso. Caso o erro de cobrança seja comprovado, a Celesc irá refaturar as contas. Porém, se as faturas estiveram corretas, o consumidor será notificado e poderá parcelar o pagamento.

Continua depois da publicidade