O horário de verão começa à meia-noite de sábado (ou 0h de domingo) e vai até o dia 17 de fevereiro de 2013, em um total de 119 dias de alteração. Ou seja, de sábado para domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora.

Continua depois da publicidade

Computadores, smartphones e tablets devem entrar no horário de verão à meia-noite de sábado sem que o usuário precise se preocupar com isso. Na maioria dos micros com sistema operacional Windows, basta clicar duas vezes ou com o botão direito do mouse sobre o reloginho no canto inferior direito da tela e conferir se ele está configurado para fazer o ajuste automaticamente.

– A mudança de horário foi um grande problema do passado, mas hoje, com toda a rede que a gente tem, não é mais. Se não atualizar sozinho, é porque a pessoa quase não liga o computador na internet – explica o professor Raul Weber, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Compromissos marcados em calendários virtuais também não devem ser motivo de preocupação. Mas fique atento: caso seu computador não entre no horário de verão na hora certa, pode ser um sinal de que outros recursos também estão desatualizados, o que o torna mais vulnerável a ameaças de segurança. Nesse caso, verifique as atualizações do sistema operacional (para usuários de WIndows, há instruções neste link).

Nos smartphones, a atualização é feita remotamente pelas operadoras. Caso não ocorra, a dica é desligar o aparelho e ligá-lo novamente.

Continua depois da publicidade