O ator Edson Celulari anunciou nesta segunda-feira que está lutando contra um linfona não-Hodgkin, um tipo de câncer que se desenvolve nos linfócitos. Aos 58 anos, ele anunciou por meio de seu Instagram que está “confiante e com pensamento positivo”.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Namorada de Celulari: “Que seja um período de aprendizado e superação”
Enzo Celulari publica foto com o pai: “Ele é um guerreiro”
Continua depois da publicidade
Claudia Raia mostra foto da filha com Edson Celulari: “Amor dos filhos cura”
Celulari não é o primeiro a anunciar publicamente que luta contra a doença: em 2011, o também ator Reynaldo Gianecchini foi diagnosticado com o mesmo tipo de linfoma. Relembre outras celebridades que lutaram contra o câncer.
Ana Maria Braga
A apresentadora tratou de dois tumores malignos em 2001: um na região da virilha e outro no reto. Ela se manteve trabalhando durante boa parte do tratamento. Ana afirmou na época que trabalhar bastante fazia parte do seu processo de recuperação. Em 2015, a apresentadora anunciou em seu programa que havia parado de fumar, porque havia sido diagnosticada com câncer de pulmão – em abril de 2016, ela também usou o programa para dizer que havia retomado o vício, apesar da doença.
Reynaldo Gianecchini

Foto: Cleiton Thiele / Divulgação
O ator foi diagnosticado em 2011 com um linfona não-Hodgkin, o mesmo tipo de câncer que foi detectado no ator Edson Celulari. Oito meses depois, ele anunciou que havia vencido a batalha e retornou à TV, na novela Guerra dos sexos, de 2012. Em março daquele ano, meses antes de voltar ao teatro, o ator hospedou-se em um spa em Gramado “para fazer uma desintoxicação depois de tanta química no corpo”.
Continua depois da publicidade
Patricia Pillar

A atriz descobriu um câncer de mama em 2001. Após sessões de quimioterapia, voltou à televisão, com o cabelo curto, em 2003, no seriado Carga Pesada ao lado de Antônio Fagundes e Stênio Garcia.
Arlete Salles

Foto: Agnews
Em 2014, a atriz Arlete Salles foi diagnosticada com câncer de mama, que a afastou dos palcos e das telas por 10 meses. Ao 72 anos, ela passou por quimioterapia e precisou cortar os cabelos. Em novembro do mesmo ano, ela voltou ao espetáculo O que o mordomo viu, ao lado de Miguel Falabella, e à novela Babilônia, na Globo.
Elba Ramalho

A cantora descobriu um câncer de mama em 2011. Ao jornal A Tarde, Elba Ramalho disse que o tratamento da doença a fez repensar o relacionamento em que estava envolvida: “Estava perdida. A doença, no fim das contas, foi uma bênção. Estava num relacionamento do qual não conseguia sair, que me fazia mal. Estava aprisionada, emocionalmente abalada. E o câncer fez com que eu me reencontrasse. Tirei os melhores proveitos da doença. Saí da relação, caí de novo na minha trilha”, disse à publicação.
Continua depois da publicidade
Glória Perez

Durante as gravações de Caminho das Índias, novela que escrevia 2009, Glória Perez teve de lidar com um câncer na tireóide. Em setembro do mesmo ano, a novelista fez sua última sessão de quimioterapia. Em entrevista ao portal R7, logo após o tratamento, a autora disse que fazia as sessões “escrevendo capítulos numa sala onde todo mundo trabalhava e resolvia questões do cotidiano”, o que a ajudou a superar as dificuldades.
Márcia Cabrita

Em 2010, a atriz descobriu um câncer de ovário, que começou a tratar imediatamente. Nos anos seguintes, Márcia passou a escrever sobre a experiência em um blog e chegou a dar palestras sobre o assunto pelo país. Em 2013, após o primeiro tratamento, foi novamente diagnosticada com a doença e reiniciou a luta contra o câncer. O tratamento durou oito meses, mas a atriz disse ao colunista Bruno Astuto, em 2014, que achava “uma chatice” falar sobre a doença: “Continuo sendo referência no assunto câncer, mas não costumo falar muito porque acho cafona. Só se for para alguma coisa que envolva saúde, uma coisa séria”, disse.
Neguinho da Beija-Flor
O sambista descobriu um câncer no intestino em 2008 – depois de fazer todo o tratamento e de realizar exames anuais durante sete anos, em 2015 o cantor anunciou em suas redes sociais que os exames mostraram enfim uma remissão completa do tumor: “Gostaria de compartilhar com todos meus amigos e fãs, a notícia que acabei de receber que, como mostraram os resultados dos exames que fiz, não existe mais o câncer em meu organismo”, escreveu.
Continua depois da publicidade
Entenda a doença de Edson Celulari
Os linfomas são cânceres das células do sistema imunológico e podem se manifestar de diferentes formas em qualquer lugar do corpo em que haja células linfáticas. Eles se dividem em dois grupos: Hodgkin e não Hodgkin. O primeiro tem cura em torno de 90% e o segundo grupo é mais complexo, com mais de 50 subtipos com manifestações clínicas e prognósticos distintos. O tratamento pode incluir cirurgia e sessões de quimioterapia ou radioterapia.
Este tipo de câncer é o mesmo que acometeu a presidente afastada Dilma Rousseff, o ator Reynaldo Gianecchini e Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro.