O Big Brother Brasil (BBB) é um dos programas de TV com maior audiência no país desde a sua estreia em 2002. De modo que muitos dos Brothers e Sisters que participaram ao longo dos anos tiveram uma fama repentina. Nesse sentido, muitos desses ex-BBBs tentaram aproveitar a fama para seguir uma carreira política após a saída do reality.
Continua depois da publicidade
Mais de 30 ex-participantes do Big Brother Brasil já concorreram em diferentes cargos políticos, mas, apenas dois chegaram a ser eleitos. Confira quais disputaram eleições ao longo dos anos.
Os ex-BBBs que tentaram carreira política
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Marília (BBB 23)
A participante da edição 23 Marília Miranda tentou o cargo de vereadora por São Paulo, pelo partido Republicanos nas Eleições 2024. Marília teve 400 votos e não foi eleita.
Babu Santana (BBB 202014)
Babu Santana foi um dos participantes mais icônicos de sua edição do BBB, mas mesmo assim não se elegeu. Ele se candidatou para cargo de vereador pelo PSOL do Rio de Janeiro nas últimas eleições municipais. Apesar de ter conseguido mais de 5 mil votos, não foi eleito.
Vanderson Brito (BBB 19)
Tendo sido expulso da casa em sua edição, Vandserson Brito tentou ser vereador em Rio Branco no Acre na Eleição Municipal de 2020. Filiado ao PDT, ele não foi eleito.
Continua depois da publicidade
Tereza Souza (BBB 19)
Já Tereza Souza, conhecida na casa do BBB 19 como Tetê, se candidatou a vereadora pelo PV no município de Arcoverde em Pernambuco. Contudo, ela conseguiu apenas 42 votos e não se elegeu.
Mara Telles (BBB 18)
Mara Telles é professora universitária e se candidatou a deputada estadual pelo PCdoB em 2018. Posteriormente, em 2020 tentou ser vereadora em Belo Horizonte pelo mesmo partido, mas não se elegeu em ambas tentativas.
Ilmar Mamão (BBB 17)
Já o advogado Ilmar Mamão tentou ser Deputado Federal em 2018, se candidatando pelo PT, mas não conseguiu se eleger.
Continua depois da publicidade
Marcos Harter (BBB 17)
Marcos Harter, que foi expulso de sua edição por agressão, tentou ser Deputado Federal por Mato Grosso pelo Podemos em 2022, mas não se elegeu. Além disso, tentou em 2018 o mesmo cargo e em 2020 o de vereador, sem sucesso.
Rômulo (BBB 17)
Já Rômulo é diplomata e disputou as eleições em 2010 para deputado distrital no DF. Filiado ao PSB na época, não se elegeu. A candidatura ocorreu antes de sua participação no BBB 17.
Daniel Fontes (BBB 17)
Daniel Fontes tentou ser vereador no município de Ferraz de Vasconcelos em São Paulo no ano de 2020. Entretanto, sua candidatura pelo PSD ficou pelo caminho.
Continua depois da publicidade
Elis Nair (BBB 17)
Elis Nair tentou ser deputada federal pelo DF no partido Agir. Apesar de ter usado o nome “Elis BBB” na campanha em 2022, ela não se elegeu.
Adélia Prado (BBB 16)
A advogada Adélia Prado tentou ser deputada federal pelo Patriota no ano de 2018 mas não obteve sucesso.
Cezar Lima (BBB 16)
O primeiro vencedor de sua edição a tentar um cargo foi Cezar Lima, pleiteando cargo para vereador em Curitiba pelo PV no ano de 2016, mas não conseguiu o cargo.
Continua depois da publicidade
Marcelo Zagonel (BBB 14)
Assim como Cezar, Marcelo tentou o cargo devereador em Curitiba pelo PTB e também não se elegeu.
Diego Grossi (BBB 14)
Já Diego Grossi tentou ser verador pelo Rio de Janeiro no ano de 2016, também não se elegendo.
Fael (BBB 12)
Campeão de sua edição, Fael tentou ser deputado estadual pelo MT em 2014. Filiado ao PSB, ele não se elegeu.
Continua depois da publicidade
Maria Melilo (BBB 11)
Outra vencedora que tentou cargo político foi Maria Melilo, ela tentou ser deputada estadual em 2014 pelo PSC no estado de São Paulo, sem ser eleita.
Daniel Rolim (BBB 11)
Daniel Rolim tentou ser vereador pelo Partido Republicano na cidade de Recife em 2012. Contudo, não se elegeu.
Ariadna Arantes (BBB 11)
Ariadna tentou um cargo de deputada estadual em São Paulo pelo PSB em 2022, mas não foi eleita.
Continua depois da publicidade
Serginho (BBB 10)
Serginho tentou ser vereador na cidade de São Paulo em 2012, pelo Partido Social Democrata (PSD), mas não conseguiu ser eleito.
Emanuel Milchevski (BBB 9)
Emanuel pleiteou o cargo de Vereador em São Bento do Sul, no estado de Santa Catarina, pelo DEM, porém acabou não sendo eleito.
Priscila Pires (BBB 9)
Priscila Pires chegou a ser pré-candidata a vereadora em Campo Grande pelo PT do B no ano de 2012, mas desistiu antes do pleito.
Continua depois da publicidade
Alberto Cowboy (BBB 7)
Alberto Cowboy tentou ser vereador por Belo Horizonte em 2008, mas não foi eleito. A saber, ele foi filiado ao DEM.
Diego Alemão (BBB 7)
Campeão com sobras de sua edição, Diego Alemão tentou ser Deputado Federal pelo Rio de Janeiro pelo PV. Contudo, a popularidade no BBB não se transferiu para a urna.
Mara Viana (BBB 6)
Sendo a primeira candidata ao executivo municipal da lista, Mara Viana foi candidata a vice-prefeita em Porto Seguro na Bahia. Porém, a chapa dela com Luigi Rotunno do PSDB perdeu o pleito.
Continua depois da publicidade
Carlão (BBB 6)
Carlão tentou ser vereador pelo DEM em São Bernardo do Campo no ano de 2008, mas não se elegeu.
Pink (BBB 6)
Pink tentou ser vereadora três vezes por Recife representando o PSC. No entanto, nunca conseguiu o cargo.
Sol Vega (BBB 5)
Sol Vega foi candidata a vereadora no ano de 2024, na cidade do Rio de Janeiro pelo PDT, mas não foi eleita.
Continua depois da publicidade
Cida Santos (BBB 4)
A primeira vencedora do BBB tentou ser deputada federal pelo PTB em 2014, mas não foi eleita.
Dhomini (BBB 3)
Tendo sido o campeão do BBB 3, Dhomini tentou se tornar vereador por Goiania pelo extinto Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona) em 2004, mas não se alegou. Já em 2014, chegou a ser pré-candidato a deputado para deputado estadual, mas desistiu em meio a campanha.
Rodrigo Cowboy (BBB 2)
Em 2002, o BBB teve duas edições. Na segunda, Rodrigo Cowboy foi o campeão. Apesar de sua popularidade no reality show, anos depois isso não foi suficiente para o ex-BBB migrar para a carreira polítida. Isso porque, pleiteou a vaga de vereador em Rebeirão Preto em 2008, pelo PR, mas não foi eleito.
Continua depois da publicidade
Bambam (BBB 1 e 13)
Vencedor do BBB 1 e participante do BBB 13 por cinco dias, Kléber Bambam abriu candidatura no cargo de deputado estadual de São Paulo pelo PRB em 2014. Porém, desistiu da candidatura antes da votação.
Adriano Didi (BBB 1)
O ex-BBB Adriano Didi participou da primeira edição do reality e, anos depois, concorreu para a vaga de vereador em Salvador nas Eleições Municipais de 2008. Filiado ao DEM, não foi eleito.
Brothers eleitos
Até hoje, apenas dois ex-BBBs tiveram sucesso na carreira política e foram eleitos. O ex-deputado federal Jean Wyllys esteve na Câmara por dois mandatos, de 2011 a 2018. Tudo isso após ter vencido o BBB 5. Mais recentemente, Adrilles Jorge, participante do BBB 14 se elegeu vereador pelo União Brasil nas Eleições 2024.
Continua depois da publicidade
Leia também
Ex-BBBs que já morreram e você não sabia
Casais de ex-BBBs que não estão mais juntos
Os ex-BBBs que se aventuraram em plataformas de conteúdo adulto