O ano de 2024 foi muito produtivo para o setor automotivo, com investimentos, novas marcas e muitos lançamentos. Numa rápida contagem, chegamos a mais de 60, entre modelos completamente novos, versões diferentes ou adicionais e atualizações de motor.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja os modelos lançados em 2024
De 15 modelos inéditos, destacamos sete (por ordem alfabética) que trouxeram alguma inovação ou representam uma nova estratégia para a marca ou uma oportunidade para o consumidor. Confira abaixo:
1. BYD Dolphin Mini
Embora o mercado tenha especulado que o novo elétrico seria o mais acessível do mercado (a expectativa de preço era abaixo de R$ 100 mil), o subcompacto chegou por um preço ainda competitivo (R$ 115 mil) e foi o elétrico mais vendido do ano no Brasil. O que mostra que há demanda, desde que tenha preço acessível.
Continua depois da publicidade
2. BYD King
A marca chinesa promoveu o lançamento deste híbrido plug-in com certa soberba, diante do reinado do Toyota Corolla, líder isolado entre os sedãs médios. Mas o King está brigando de igual para igual com as versões híbridas do Corolla, às custas também de promoções e descontos. Brigas à parte, o King é um bom sedã, confortável e econômico e tem condições de garantir um bom espaço no mercado.
3. Fiat Titano
A inédita picape que era Peugeot e virou Fiat foi uma estratégia da Stellantis no rastro do sucesso da Fiat entre as picapes. Contudo, é um projeto antigo, uma picape sem recursos avançados de segurança ou tecnologia, acabamento simples, suspensão pouco confortável, etc., e que tenta compensar no preço mais baixo e pela quantidade de concessionárias, mais de 500 espalhadas pelo País.
4. Kia EV5
O primeiro elétrico da marca sul-coreana à venda no Brasil é um dos carros mais premiados por organizações globais. Além do desenho diferentão, o SUV traz um interior cheio de materiais sustentáveis, é bem espaçoso e confortável e tem ótima autonomia: 402 km. O preço é seu principal entrave, R$ 400 mil, além do baixo volume que a Kia consegue importar, cerca de 20 unidades por mês.
5. Hyundai Ionic 5
Depois que a Hyundai fez uma parceria estratégica com a Caoa e passou a ser a responsável pelos modelos sul-coreanos no Brasil, o elétrico surgiu como uma das boas novidades da marca, por causa de seu design futurista e a moderna arquitetura, que permite carregamento rápido (18 minutos para chegar a 80%), motor potente (325 cv) e autonomia bem razoável (374 km). Assim como o “primo” EV5 (fazem parte do mesmo conglomerado e compartilham plataforma) custa caro: R$ 395 mil.
Continua depois da publicidade
6. Renault Kardian
Além de representar um novo momento da marca no Brasil, que pretende voltar a produzir modelos mais modernos e bem construídos, o Kardian por si só é um elogiável SUV compacto. Motor e câmbio são seus pontos altos, além da nova plataforma modular, que vai permitir sua eletrificação. O interior deixa a desejar pela simplicidade, mas seu preço é competitivo (parte de R$ 107 mil a manual e R$ 118 mil a automática). Logo após seu lançamento, a Renault enfrentou uma greve em sua fábrica no Paraná que travou as vendas, mas elas têm crescido e chegado perto de rivais, como o Fiat Pulse.
7. Volvo EX30
O elétrico da marca sueca já havia sido anunciado um ano antes de seu lançamento, com a expectativa de ter preço acessível – a partir de R$ 230 mil. O objetivo é conquistar consumidores mais jovens, com um elétrico moderno, feito de materiais sustentáveis e com forte potencial para aumentar seu volume de emplacamentos no Brasil. O EX30 cumpriu parte de seus objetivos, mas a marca perdeu vendas em todos os outros modelos, sobretudo o XC40 e XC60. O que mais uma vez prova que o Brasil tem demanda por elétricos mais acessíveis.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
Leia também
De inteligência artificial a transações online: cinco tendências na compra dos carros novos
BYD suspende contrato com empresa que explorava trabalhadores chineses na Bahia
Pé na estrada: os cinco SUVs compactos com os maiores porta-malas do mercado