Felipe Massa teve um dos casamentos entre piloto e equipe mais longos da história da Fórmula-1, com oito anos de duração. O acidente que sofreu em 2009, na Hungria, foi um divisor de águas de sua passagem e determinou escassez de bons resultados após um bom início. Confira a trajetória positiva de Massa na Ferrari até o acidente:

Continua depois da publicidade

1) Demitido da Sauber em 2002, Massa é contratado para ser piloto de testes da Ferrari, dando apoio à dupla principal Michael Schumacher e Rubens Barrichello.

2) Com o ótimo trabalho feito na Ferrari, Massa é chamado novamente pela Sauber, que utiliza motores da Ferrari. Em 2004 e 2005, afasta a imagem de piloto que batia muito.

3) A Ferrari anuncia a saída de Rubens Barrichello no final da temporada de 2005 e a contratação de Massa para fazer dupla com Schumacher.

4) Amigo e considerado discípulo de Schumacher, faz uma dupla harmônica com o piloto alemão a partir de 2006.

Continua depois da publicidade

5) Vence sua primeira corrida na F-1, na Turquia, em 2006.

6) Na prova de despedida de Schumacher, também em 2006 no Brasil, Massa conquista sua segunda vitória, mostrando personalidade ao correr em Interlagos com um macacão com as cores do Brasil.

7) Massa faz a temporada de 2007 disputando o título com o novo companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, e os pilotos da McLaren, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

8) Mesmo fora da disputa pelo título, Massa brilha na última corrida daquele ano, domina a prova em Interlagos, dando de presente a vitória para Raikkonen ser campeão.

9) Consegue a liderança do campeonato para o Brasil pela primeira vez desde 1993 – quando Senna foi líder – no GP da Espanha de 2008, ao vencer a prova na casa do rival Alonso.

Continua depois da publicidade

10) Massa vence a última corrida de 2008, em Interlagos, e, por 500 metros, fica com o título da temporada. O sonho, no entanto, acaba com a ultrapassagem de Hamilton sobre Timo Glock na última curva do circuito.

Em 2009, sofre um grave acidente nos treinos do GP da Hungria e se afasta do campeonato. Na sua volta, em 2010, já com Alonso como companheiro, Massa não exibe as mesmas qualidades de antes do acidente.