Após eliminarem o Concórdia e o Figueirense, Brusque e Camboriú farão uma decisão inédita em Santa Catarina. As duas equipes vão disputar o título do Campeonato Catarinense Fort 2022. O primeiro jogo acontece nesta quarta-feira (30), às 20h30, no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. A partida decisiva está marcada para sábado (02), às 16h30, no Augusto Bauer.

Continua depois da publicidade

Mas você se lembra da última conquista que as equipes conquistaram um título estadual? Não? Então vamos relembrar!

Brusque

Dos finalistas, o Brusque é o único que possui um título da primeira divisão do Campeonato Catarinense. A única conquista do Quadricolor aconteceu em 1992, onde derrotou na final o Avaí.

Naquele ano, 14 equipes disputaram a competição. Além dos finalistas Brusque e Avaí, o torneio também contou com Araranguá, Blumenau, Caçadorense, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Internacional de Lages, Joinville, Juventus de Jaraguá do Sul, Marcílio Dias e Tubarão.

Na Primeira Fase, a ‘Taça Governador do Estado’, os 14 clubes participantes foram divididos em dois grupos de sete. No primeiro turno (Taça Cidade de Brusque) os clubes se enfrentaram dentro do mesmo grupo e no segundo turno (Taça Cidade de Lages) os clubes do grupo A enfrentaram os do grupo B.

Continua depois da publicidade

Grupo A (Araranguá, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Internacional, Joinville e Marcílio Dias) e Grupo B (Avaí, Blumenau, Caçadorense, Criciúma, Figueirense, Juventus e Tubarão).

No fim do primeiro turno, Araranguá (Grupo A) e Criciúma (Grupo B) fizeram a decisão da Taça Cidade de Brusque, onde o Tigre foi campeão. No segundo turno, novamente o time carvoeiro foi o campeão do Grupo B e o Joinville venceu o Grupo A. Na decisão da Taça Cidade de Lages, o Criciúma levou a melhor mais uma vez.

Criciúma e Brusque foram os dois melhores na classificação geral da primeira fase e fizeram a final da Taça Governador do Estado. Em um confronto de dois jogos, o Tigre levou a melhor e venceu o Quadricolor.

Na segunda fase, os oito melhores times da Taça Governador do Estado fizeram as quartas de final. Os jogos foram Criciúma (1º) x Avaí (8º), Brusque (2º) x Chapecoense (7º), Araranguá (3º) x Marcílio Dias e Joinville (4º) x Internacional (5º). Avaí, Brusque, Marcílio Dias e Joinville venceram seus confrontos e se classificaram à semifinal.

Continua depois da publicidade

Nas semis, o Brusque derrotou o Marcílio Dias e o Avaí eliminou o Joinville. Na grande final, o primeiro jogo aconteceu na Ressacada, em Florianópolis, no dia 09 de dezembro. Naquele dia, o Leão da Ilha foi superior e venceu o Quadricolor por 1 a 0. Na partida de volta, no dia 13 de dezembro, no Augusto Bauer, o Brusque fez 2 x 1 e levou o jogo para a prorrogação. No tempo-extra, o ‘Bruscão’ venceu por 1 a 0 e foi Campeão Catarinense de 1992, onde ergueu a ‘Taça Irmãos Figueiró’.

Brusque - Campeão - Brasileirão Série D - NSC
Brusque foi campeão da Série D em 2019. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso | Brusque FC)

Camboriú

O Camboriú não possui nenhum título da elite do Campeonato Catarinense, mas fez história em 2022, por chegar pela primeira vez à final da competição. A última conquista em âmbito estadual do time foi a Divisão Especial (Segunda Divisão do Estadual) de 2011.

No torneio de 2011, 10 equipes disputaram a competição. Além do Camboriú, o Atlético Ibirama, Atlético Tubarão, Caxias de Joinville, Guarani de Palhoça, Hercílio Luz, Joaçaba, Juventus de Jaraguá do Sul, Porto de Porto União e o XV de Indaial disputaram o torneio.

No primeiro turno, após todos jogarem contra todos, Juventus (1º), Guarani (2º), Atlético Ibirama (3º) e Hercílio Luz (4º) se classificaram às semifinais. Nos confrontos, o Leão do Sul eliminou o Moleque Travesso, enquanto a equipe de Ibirama venceu o Bugre. Na decisão, o Atlético Ibirama foi superior e conquistou o primeiro turno contra o Hercílio Luz.

Continua depois da publicidade

No returno, todos jogaram contra todos e os quatro melhores foram à semifinal. Camboriú (1º) enfrentou o Hercílio Luz (4º), enquanto o Atlético Ibirama (2º) jogou contra o Atlético Tubarão (3º). O Cambura e o Ibirama venceram seus confrontos e fizeram a final do segundo turno, onde novamente o Atlético Ibirama ficou campeão.

Segundo o regulamento do torneio na época, se o campeão do primeiro turno conquistar o título do segundo turno, a segunda vaga para a grande final ficará com o segundo colocado na classificação geral (soma entre os dois turnos). Nesse quesito, Atlético de Ibirama e Camboriú fizeram a grande final da Divisão Especial de 2011.

A primeira partida da final aconteceu no dia 30 de novembro, no Estádio Robertão, em Camboriú, onde os donos da casa venceram por 4 a 1. No jogo de volta, no dia 03 de dezembro, no Estádio da Baixada, em Ibirama, o Atlético Ibirama e o Camboriú empataram em 2 a 2, resultado que deu o título da Divisão Especial de 2011 ao Tricolor Camboriuense.

Confrontos da final

  • Camboriú x Brusque – Quarta-feira (30) – 20h30 – Estádio das Nações, Balneário Camboriú
  • Brusque x Camboriú – Sábado (02) – 16h30 – Augusto Bauer – Brusque

Continua depois da publicidade

Como assistir aos jogos?

Os dois jogos que vão decidir o Campeonato Catarinense Fort 2022 são transmitidos, ao vivo e em alta qualidade, pela internet, através do site catarinensefort.tv.

A plataforma de streaming se adapta a qualquer tela, seja no celular, computador ou smart TV. Além disso, os jogos ficam gravados, caso o telespectador não possa acompanhar a partida ao vivo.

Para mais informações sobre o pacote de transmissão e formas de pagamento, clique aqui.

Leia também

Onde assistir aos jogos das finais do Campeonato Catarinense

Conheça os destaques da primeira fase do Campeonato Catarinense