Ayrton Senna conquistou o bicampeonato da Fórmula 1 no dia 21 de outubro de 1990. Depois do primeiro título de 1988, e um vice-campeonato em 1989, o brasileiro venceu o Grande Prêmio de Suzuka, no Japão e ficou com a primeira colocação geral em 1990.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Naquela temporada, correndo pela McLaren, Ayrton Senna venceu seis Grandes Prêmios. O brasileiro subiu ao lugar mais alto do pódio nos Estados Unidos, Mônaco, Canadá, Alemanha, Bélgica e Itália. Senna somou 78 pontos, deixando Alain Prost para trás, que terminou com 73 pontos.

Continua depois da publicidade

Veja como Senna conquistou seu primeiro título mundial na F1

Os carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1

A polêmica da batida de Ayrton Senna em Prost

A conquista do bicampeonato de Senna foi envolvida em uma polêmica. O brasileiro chegou ao GP do Japão na frente. Alain Prost, segundo colocado, precisaria vencer os dois GPs, do Japão e da Austrália. O único objetivo de Senna era impedir que o francês vencesse.

Logo na largada da corrida, Senna bateu em Prost. O acidente na primeira curva do circuito tirou os dois da prova. Com Prost sem possibilidade de pontuar, Ayrton Senna foi declarado matematicamente bicampeão da Fórmula 1.

Senna se sentiu prejudicado pela FIA em 1989

A batida de Senna em Prost parecia uma revanche ao campeonato do ano anterior. Senna chegou ao Japão em 89 na mesma situação que Prost em 90, precisando vencer para seguir sonhando com o título. O brasileiro largou na pole, mas na volta 47, foi tocado pelo carro do francês.

Continua depois da publicidade

Senna até conseguiu voltar a para a prova, e foi ultrapassando os concorrentes, conseguindo terminar em primeiro. Porém, a FIA, apontou irregularidades na forma como o brasileiro voltou para a pista e o desclassificou. Com isso, Alain Prost foi o campeão em 1989.

Em 1991, Ayrton Senna confessou que bateu intencionalmente em Alain Prost em 1990. Ele disse que fez isso depois de se sentir prejudicado pela FIA. O brasileiro ainda ganharia o tricampeonato pela McLaren, em 1991, conquistando sete GP’s e subindo em 12 pódios.

Leia também

Veja 7 personalidades que morreram no mesmo ano de Ayrton Senna

30 anos da morte de Ayrton Senna: como era o mundo e o Brasil em 1994

Relembre todos os carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro