O “sumiço” de Belchior virou assunto nacional em 2009. O sul do Brasil e o Uruguai, no entanto, podem ter virado refúgio do cantor desde 2007. Relembre os principais episódios.

Continua depois da publicidade

Agosto/2009

Fantástico apresenta reportagem sobre o suposto desaparecimento de Belchior, deixando para trás dívidas e bens, como a cobrança de dois carros abandonados em estacionamentos. Advogado da família declara não ter notícias do músico desde 2007.

Uma semana após a reportagem, Belchior é localizado em uma cabana em San Gregorio de Polanco, no interior do Uruguai, ao lado da mulher, Edna Assunção de Araújo. Diz trabalhar em um novo disco e em traduções de suas músicas para o espanhol. Se recusa a falar de dívidas.

Continua depois da publicidade

Janeiro/2010

É visto em São Lourenço do Sul, na Costa Doce do Estado. Consegue sacar no Banco do Brasil o dinheiro da conta de uma fundação em seu nome e despede-se, dois dias depois, acompanhado de Edna.

Julho/2011

Conhecidos de São Lourenço do Sul relatam ter reencontrado e socorrido financeiramente Belchior e Edna. Sem dinheiro para pagar um hotel, eles haviam tido as malas retidas. Deixam o local dizendo que ficariam com amigos na região.

Novembro/2012

Nova reportagem do Fantástico relata uma queixa de um hotel em Artigas, cidade fronteiriça do Uruguai, contra Belchior. Ele teria morado ali desde julho de 2011, mas deixado de pagar as contas em maio deste ano. No dia 12 deste mês, Belchior e Edna teriam deixado para trás roupas, materiais de trabalho, um computador e uma dívida de US$ 15 mil.

Continua depois da publicidade

Terça-feira, dia 20

Belchior e Edna circulam pelo bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Passam pelo Moinhos Shopping, pelo lobby do hotel Shareton e pelo restaurante Gokan, de onde saem de madrugada sem consumir nada em busca de um estabelecimento aberto. O casal deixa o local a pé, pelos fundos, e não é mais visto.