Em 1976, Steve Jobs fundou a Apple com Steve Wozniak. Ele deixou a empresa em 1985, em razão de uma disputa interna com John Sculley, CEO da Apple. Fora da Apple, criou a NeXT Computer, que também produzia computadores, mas que nunca decolou. Ainda comprou uma divisão de animação da Lucasfilm, rebatizada como Pixar, que atuou em produções como Toy Story, Carros e Monstros S.A.
Continua depois da publicidade
Entre 1996 e 1997, Steve Jobs voltou para a Apple e foi responsável por grandes mudanças. A empresa tem atualmente grande sucesso com produtos como iPod, iPhone e iPad.
Relembre algumas criações de Steve Jobs:
– 1976 – Steve Wosniak constrói à mão o Apple I, mas é Steve Jobs que cria a estratégia comercial do computador pessoal.
– 1977 – O Apple II se torna o primeiro grande sucesso no mercado da computação, graças à visão comercial de Jobs sobre o conceito de computador pessoal.
Continua depois da publicidade
– 1983 – Surge o Apple Lisa, primeiro computador pessoal a utilizar o mouse.
– 1984 – Produzido em janeiro, o Macintosh torna os experimentos do Apple Lisa mais comerciais.
– 1989 – Após deixar a Apple, Jobs começa vida nova com a NeXT Computers, fabricante de PCs dedicados a executivos.
– 1998 – Lançados os iMacs, primeiros computadores que unem monitor e CPU em uma peça. O produto simboliza a volta de Steve Jobs à Apple, ocorrida cerca de dois anos antes.
– 2001 – Surge o iPod. O mais famoso mp3 player abre caminho para o ingresso da Apple no mercado móvel.
Continua depois da publicidade
– 2003 – Lançada em conturbado período de combate à pirataria, a iTunes Store viria a ser por muitos anos a única opção de venda legal de música digital.
– 2005 – Com o Mac Mini, a Apple apresenta o conceito de desktop portátil. Neste ano, Jobs ainda inova novamente ao lançar o iPod Video.
– 2007 – Um dos anos mais marcantes, quando Jobs revoluciona o mercado de telefones celulares com o primeiro iPhone.
– 2008 – Lançamento do Macbook Air, o notebook mais fino do mundo.
– 2010 – Ano movimentado para a Apple. Em janeiro, Jobs surpreende com o primeiro iPad. Em junho, o iPhone 4 destaca a empresa no mercado de smartphones. No fim desse ano, Jobs anuncia nova versão da Apple TV, que permite comprar vídeos pela internet e assisti-los em qualquer televisão.
Continua depois da publicidade
– 2011 – O iPad 2, lançado no início do ano, isola a Apple na liderança do mercado de tablets.
Um dia antes do anúncio da morte de Jobs, a Apple lançou a nova versão do iPhone 4, o modelo 4S. Foi o primeiro anúncio de Tim Cook como CEO após a renúncia de Steve Jobs em agosto.