Por 17 anos consecutivos o almoxarife Sigmar Maikell vivenciou a paixão por aviões. Amante do esporte desde os 8 anos de idade, ele foi influenciado por amigos apaixonados pela adrenalina no céu.

Continua depois da publicidade

– Sinto saudade daquele tempo em que eu acompanhava ansioso a chegada dos melhores pilotos da aviação esportiva brasileira – lembra.

Sigmar mora no bairro Aventureiro, na região Norte de Joinville desde criança. Ele, um entusiasta da aviação esportiva, recorda de caminhar ansiosamente até o Aeroporto para observar durante horas os pousos dos aviões.

O Aeroshow foi um evento realizado pelo extinto Aeroclube de Joinville, localizado anexo ao Aeroporto. A primeira edição aconteceu no ano de 1993, com o objetivo de incentivar a prática da aviação esportista e também divulgar as aulas de voo do Aeroclube.

As atrações eram acrobacias aéreas, paraquedismo e balonismo. A grande atração era a “Esquadrilha da Fumaça” da FAB (Força Aérea Brasileira), formada pelos melhores pilotos da aviação do Brasil em performances e manobras.

Continua depois da publicidade

– Acredito que o Aeroshow incentivou muitas pessoas, assim como eu a praticar e apreciar a aviação esportiva.

Sigmar diz que no final de semana do evento a Avenida Santos Dumond era preenchida por multidões para contemplar as acrobacias. Na edição de 1996 cerca de 80 mil pessoas compareceram ao show aéreo.

A última edição do Aeroshow ocorreu em 2010. A principal atração foi a presença da “Esquadrilha Oi” que fez apresentações nos dias 22 e 23 de maio do mesmo ano.

Ele conta que a vontade de registrar os eventos surgiu da observação de fotógrafos e cinegrafistas profissionais captarem o espetáculo. Quando garoto nas primeiras edições tirava fotos com a câmera fotográfica ainda de filme. Era a irmã quem comprava filmes de 24 poses e fazia a alegria de Sigmar ao registrar a cada acrobacia.

Continua depois da publicidade

– A paixão pela aviação transcende a ponto de eu reconstruir parte da história do evento e parte da minha infância, cresci assistindo todos eventos de aviação esportiva de Joinville e região.

Além das fotografias, Sigmar coleciona revistas, souvenir, camisetas e miniaturas de aviões da Esquadrilha da Fumaça.

– Tem pessoas que gostam de carros, barcos e futebol. Eu já gosto de aviões.