Com estimativa de que o número de mortos pode chegar a 10 mil mortos na passagem pelas Filipinas, o tufão Haiyan entrou na lista das maiores tragédias naturais recentes do planeta. Após a passagem pelo centro do arquipélago asiático, onde provocou ondas de vários metros de altura e ventos de até 315 km/h, o tufão é esperado no Vietnã na manhã desta segunda-feira. No país, mais de 600 mil pessoas foram evacuadas para tentar prevenir estragos.

Continua depois da publicidade

O chefe da equipe da ONU encarregado da gestão de desastres, Sebastian Rhodes, afirmou que a passagem do Haiyan deixou um cenário similar ao do tsunami de 2004, que provocou destruição em 13 países na Ásia e pelo menos 220 mil mortos. Nas Filipinas, a paisagem neste domingo era formada por casas destruídas, postes elétricos derrubados, carros virados e sobreviventes atordoados percorrendo as ruas:

Relembre catásfrofes recentes provocadas por eventos naturais no mundo:

Novembro de 1991 – Tufão Thelma – Filipinas

Tufão mais devastador registrado nas Filipinas até então, o Thelma deixou 5,1 mil mortos no país em 1991

Continua depois da publicidade

Dezembro 2004 – Tsunami – Indonésia

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na escala Ricther na costa da província de Aceh, na Indonésia, desencadeou um tsunami no oceano Índico, ondas gigantes que provocaram a morte de cerca de 226 mil pessoas e deixaram mais de 1 milhão de desabrigados em 13 países.

Agosto 2005 – Furacão Katrina – Estados Unidos

O furacão Katrina atingiu o estado da Louisiana, nos Estados Unidos, em agosto de 2005 e provocou a morte de pelo menos 1,8 mil pessoas. O fenômeno gerou também grandes prejuízos para a economia do país mais rico do mundo, com perdas estimadas em aproximadamente US$ 45 bilhões

Maio de 2008 – Ciclone Nargis – Mianmar

Com ventos de 190 km/h, o sul país asiático sofreu os efeitos do ciclone Nargis. O fenômeno provocou a morte de cerca de 80 mil pessoas.

Março de 2011 – Tsunami – Japão

Um tremor de magnitude 8,9 na costa nordeste do país desencadeou uma onda que destruiu diversas cidades e provocou mais de 25 mil mortes, além de danos na usina nuclear de Fukushima.

Continua depois da publicidade

Terremotos:

Outubro 2005 – Paquistão e Índia

Um terremoto de 7,6 graus na escala Richter abalou a região da Caxemira, na divisa entre os dois países. Pelo menos 80 mil pessoas morreram.

Maio de 2008 – China

Um terremoto de 8 graus na escala Richter sacudiu a província de Sichuan, no sudoeste da China, em maio de 2008, o mais violento em décadas registrado no país. O país estimou que 90 mil pessoas morreram em decorrência da tragédia.

Confira gravações amadoras do tufão:

Imagens: YouTube