O último boletim sobre as condições das praias de Santa Catarina, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na sexta-feira, indica que 50 pontos estão impróprios para banho no Estado, dos 195 que são monitorados.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, são 18 os trechos não recomendados entre os 65 avaliados. Assim, 25,64% das praias do Estado e 27,69% das praias da Capital devem ser evitadas pelos banhistas.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da FATMA, Haroldo Tavares Elias, houve uma redução de cinco pontos impróprios em relação ao relatório anterior, sendo três deles em Florianópolis e dois ao longo do litoral.

Ao mesmo tempo, quatro pontos passaram da condição de ponto próprio para impróprio neste relatório: Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Ponta das Canas na Capital e Cabeçudas, na cidade de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Os destaques deste boletim são os municípios de Imbituba, Jaguaruna e Itapoá, onde todos os pontos monitorados encontram-se próprios para banho.

A análise realizada pela Fatma compreende uma faixa de mais de 500 quilômetros de praia. Ao todo, são colhidas amostras da água em 27 municípios do litoral catarinense.

O relatório completo da Fatma está disponível aqui.