As condições para banho nas praias de Santa Catarina melhoraram, de acordo com último relatório semanal de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). No total, 174 dos 199 pontos analisados apresentaram condições favoráveis. Isso representa 87,4% de praias próprias para banho – o melhor índice dos últimos anos, segundo a Fatma.
Continua depois da publicidade
O estudo registrou uma praia em boas condições a mais que a análise anterior. Em Florianópolis, a melhora na balneabilidade é destacada principalmente na Lagoa da Conceição e na parte Continental (Coqueiros, Itaguaçu e Bom Abrigo). Dos 66 pontos analisados na Capital, 55 estão próprios para banho, ou seja, 83,3%.
As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar.
De acordo com o presidente da Fatma, Gean Loureiro, o baixo volume de chuva nas últimas semanas tem evitado que a água carregue as sujeiras das ruas para os rios e praias. Por outro lado, ele também destaca a forte atuação da população contra esgotos clandestinos e outros tipos de contaminação:
Continua depois da publicidade
– Temos recebidos uma série de denúncias desde o lançamento da campanha da Fatma por praias mais limpas. As pessoas estão mais conscientes e mais fiscalizadoras.