Apesar de os relacionamentos serem o pano de fundo da maioria das estreias do final de semana, as histórias são bem diferentes, passando pela comédia, pelo romance e pelo drama.
Continua depois da publicidade
A mulher amargurada por perder um grande amor, em A Delicadeza do Amor, a ex que não consegue superar a separação, protagonizando situações patéticas, em Jovens Adultos, o fim triste de uma relação, que sempre foi de cumplicidade em A Última Estação, são alguns dos filmes em cartaz. Este último, uma biografia do fim da vida de Tostoi, e que chegou ao Estado com três anos de atraso. Além deles, as comédias Solteiros com Filho e As Idades do Amor:
A Última Estação
O fim melancólico da vida do autor de Guerra e Paz, Leon Tolstoi, contada pelo filme A Última Estação, chega ao cinema do Estado, três anos depois de filmado e dois, de ter recebido duas indicações ao Oscar e duas ao Globo de Ouro.
Continua depois da publicidade
A estreia é a adaptação para o cinema de um romance que explora o fato de o escritor ser mítico e lendário antes mesmo de morrer – e não apenas pelos seus feitos literários.
Dirigido por por Michael Hoffman, o filme mostra que no último ano de vida, Tolstoi é reverenciado por dezenas de seguidores como uma espécie de guru de uma comunidade hippie que pregava o desapego aos bens materiais e o compartilhamento das riquezas. O escritor é interpretado por Cristopher Plummer, que recebeu indicação aos prêmios como melhor ator.
Recusando a dividir a fortuna da família, a condessa Sofia (Helen Mirren), companheira de décadas e auxiliar fiel do escritor, entra em conflito com o marido e com os discípulos que gravitam em torno dele. Pressionado, Tolstoi rompe com a mulher e foge de casa, viajando em vagões de terceira classe. Ele morre pouco tempo depois na humilde casa de um funcionário da estação de trem onde se hospedou às pressas, por estar fraco demais para continuar a viagem _ a última estação do título.
Continua depois da publicidade
A atriz Helen Mirren também foi indicada às duas premiações como melhor atriz. As indicações fazem jus ao maior destaque do filme: a excelente dupla de atores veteranos que dá energia e nuanças à relação tumultuada e passional dos dois personagens centrais. ?
A Delicadeza do Amor
Sua semana foi péssima? Brigou com o(a) namorado(a)? Está se sentindo quase no fim do sem-fim? A solução (provisória) para seus problemas pode estar numa sessão de A Delicadeza do Amor.
Depois de emplacar a história na forma do best-seller A Delicadeza (que sai pela Rocco simultaneamente ao filme), o escritor David Foenkinos se juntou ao irmão Stéphane para dirigir o que, desde o título, anuncia-se como o “filme fofo” do ano. A começar pela eterna Amélie Poulain, Audrey Tautou, aqui como a carrancuda que perdeu uma paixão.
Continua depois da publicidade
Azar no amor, sorte nos negócios, ela apaga as mágoas como uma bem-sucedida executiva. Até que Marcus, o homem mais feio e sem graça do mundo, entra na equipe e ela vê que amar não tem preço.
A fórmula é velha, mas eternamente eficiente, pois sempre haverá público necessitado de doses extras de ilusionismo sentimental. Ao lado de Tautou, François Damiens se apropria do ingrato papel de Marcus e oferece uma vingança a todos os homens imperfeitos do planeta.
O máximo trabalho dos Foenkinos consiste em converter em imagens o texto do romance, já abundante de diálogos e descrições visuais.
Continua depois da publicidade
Jovens Adultos
Sob a carapuça de comédia romântica, Jovens Adultos revela-se um amargo filme-tese sobre uma possível patologia contemporânea: a incapacidade de amadurecer. É uma rara produção americana ligada a um grande estúdio, o Paramount, que foge de obviedades e busca a complexidade, ainda que nem sempre o diretor Jason Reitman, de Juno e Amor sem Escalas, consiga se sair bem nos desafios a que se propõe.
O primeiro deles: como tornar suportável um filme em que a protagonista é quase intragável? Mavis Gary, personagem criada pela roteirista Diablo Cody, que ganhou o Oscar por Juno, e defendida com dignidade por Charlize Theron, nada tem de simpática.
Apesar do esforço para que suas ações e razões sejam compreendidas pelo público, o fato é que sua patologia a torna uma figura patética. O que nos leva ao segundo e mais complicado desafio do filme: como filmar o patético?
Continua depois da publicidade
Depois de receber o convite para o chá de bebê de seu ex-namorado, Patrick Wilson, Mavis volta à sua pequena cidade natal determinada a reconquistá-lo. Interpreta precipitadamente o convite como pedido de socorro de um homem entediado com a vida de casado. Todas as atitudes de Mavis desembocam em situações constrangedoras que pioram ao longo do filme.
Solteiros com Filhos
Um casal de amigos tem um desejo em comum: ter um filho. Eles colocam a ideia em prática, mantendo apenas a amizade. A história que tem tudo para dar errado e acabar com a dupla ainda mais unida é contada no filme Solteiros com Filhos. A comédia traz Jennifer Westfeldt e Adam Scott no papel do jovem casal Julie Keller e Jason Fryman.
A ideia de ter uma criança, sem passar pelo casamento convencional, foi impulsionada pela crise que seus melhores amigos, interpretados por Jon Hamm e Kristen Wiig, vivem na vida a dois. Eles estão à beira do divórcio e um dos motivos é o estresse que passam por causa dos filhos.
Continua depois da publicidade
O relacionamento aberto do casal de amigos, no entanto, é abalado com o aparecimento de Mary Jane (Megan Fox), que começa a sair com Jason, provocando ciúmes em Julie. A direção do filme fica por conta de Jennifer Westfeldt, que namora Jon Hamm há 10 anos na vida real. ??
As Idades do Amor
Três histórias nas diferentes fases da vida de três homens. Em comum, o aparecimento repentino de três mulheres. As Idades do Amor é uma comédia italiana, que traz, no numeroso elenco, o ator hollywoodiano Robert De Niro.
Em Juventude – a primeira história – Roberto, Riccardo Scamarcio, é um jovem e ambicioso advogado que está prestes a casar com Sara, Valeria Solarino. Ele parte para a Toscana, com a missão de convencer uma família a vender uma propriedade. Extremamente organizado em sua vida, ele começa a perder o controle quando conhece Micol, Laura Chiatti, bela e provocante mulher de uma pequena vila na Toscana.
Continua depois da publicidade
Em Maturidade – a segunda – Fabio, Carlo Verdone, é um famoso apresentador de televisão e tem sido o marido perfeito durante 25 anos. Certa noite, numa festa, ele encontra Eliana, Donatella Finocchiaro, uma mulher cheia de surpresas. Na única noite em que ficam juntos, ela se recusa a ir embora, complicando sua vida.
Por fim, em Além, De Niro interpreta um professor de História da Arte que se mudou para Roma após o divórcio. Ele é amigo de Augusto, Michele Placido, porteiro do prédio onde mora, cuja bela filha Viola, Monica Bellucci, está prestes a quebrar sua existência pacífica e reacender sua paixão.