A dança faz bem ao olhar e à audição. Essa é a premissa da campanha do 27º Festival de Dança de Joinville, lançada essa semana e que tem como tema um lúdico “Música Para Seus Olhos” – bem diferente do despojado e provocador “Eu Vou” do ano passado. Pelo terceiro ano consecutivo, a agência Curitiba Opus Múltipla é responsável pela concepção, com criação de Denilson Pucci e Fábio Biscaia e direção de criação de Denilson Pucci e Renato Cavalher.

Continua depois da publicidade

A interação do corpo dos bailarinos com as cifras como parte de uma pauta musical não atua apenas como material de divulgação. “Música Para Seus Olhos” define um conceito do Festival, da estreita relação entre dança e música.

– Apesar de nem sempre a dança necessitar da música, dentro do Festival as duas artes têm uma ligação umbilical, tem tudo a ver com o evento – analisa o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz.

Depois do breve “Eu Vou”, de 2008, quando o corpo dava espaço a uma ilustração, os bailarinos novamente são as grandes estrelas na divulgação. As peças contam com imagens dos integrantes da Companhia Jovem do Balé Bolshoi e do grupo de dança Fúrias de Ruas, os dois de Joinville. Em 26 anos, o conceito do Festival de Dança de Joinville se modificou e evoluiu como o próprio Festival.

Até a metade da década de 90, o destaque era para o desenho da “bailarina flor”, marca registrada do evento. Em 1999, na 17ª edição, o corpo humano em movimento foi o destaque do tema “Fora da Lei”. A própria grandiosidade do Festival foi ressaltada em 1995 quando se autointitulou como “O Maior Festival de Dança do Mundo”, e a estética do espetáculo se ressaltou em 2006 com “Toda a Arte da Dança”. Segundo explica Ely Diniz, a agência responsável pelo trabalho apresenta cinco linhas de criação.

Continua depois da publicidade

– Nós gostamos muito dessa campanha. Havia outras mais arrojadas, mas optamos por um conceito mais lúdico – diz.

Outra novidade está na marca do evento de dança, um espiral verde e branco com o centro vermelho.

– A arte mostra tudo convergindo para um ponto. Então dá a ideia de que tudo leva até o Festival, até Joinville.

A Opus Múltipla não cobra pela criação e entra na lista de apoiadores do Festival de Dança. A proposta é que a cada três anos mude a agência responsável pelo trabalho. O rodízio, aponta Ely Diniz, é para haver inventividade e sangue novo em cada campanha.

– A dança é um tema bacana, mas acaba esgotando – comenta.

O material será divulgado em todo o Estado e por meio de mídia impressa e eletrônica nacional.

SERVIÇO

O QUÊ: 27ª Festival de Dança de Joinvile.

QUANDO: de 15 a 25 de julho.

ONDE: Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado e em palcos espalhados pela cidade.

QUANTO: custo do ingresso varia de R$ 30 a 200, conforme o local e atração. PONTOS DE VENDA: bilheteria do Centreventos (av. José Vieira, 315) e www.festivaldedanca.com.br.

Continua depois da publicidade

INFORMAÇÕES: (47) 3423-1010.

Guia Hagah

Confira a programação completa